Golpe no Caixa Tem: criminosos usam app para roubar FGTS emergencial

Beneficiários do FGTS emergencial alegaram terem sofrido golpe no Caixa Tem. Segundo relatos reunidos pela Agência “O Globo”, os criminosos estão se passando pelas vítimas e sacando o dinheiro de suas contas digitais. As fraudes geralmente ocorrem quando a Caixa Econômica Federal (CEF) libera os calendários para saques imediatos. continua depois da publicidade Durante esse […]

Beneficiários do FGTS emergencial alegaram terem sofrido golpe no Caixa Tem. Segundo relatos reunidos pela Agência “O Globo”, os criminosos estão se passando pelas vítimas e sacando o dinheiro de suas contas digitais. As fraudes geralmente ocorrem quando a Caixa Econômica Federal (CEF) libera os calendários para saques imediatos.

continua depois da publicidade

Durante esse intervalo de tempo, os golpistas instalam o aplicativo Caixa Tem, preenchem os dados das vítimas e fazem verificações de segurança para movimentar os valores. Um dos beneficiários afetados foi o engenheiro Pedro Rodrigues, de 30 anos.

“Meu aniversário é em novembro, e o crédito na conta foi feito no dia 14 de setembro. Tentei fazer o cadastro no dia 15, mas já havia um login em meu nome, com outro endereço de e-mail”, relatou.

Após serem alvos de golpe no Caixa Tem, os trabalhadores tentam resgatar o dinheiro pelo governo federal, mas a Caixa parece não estar corrigindo os problemas com a agilidade esperada. De acordo com a instituição bancária, as vítimas podem contestar os saques não realizados em qualquer agência.

continua depois da publicidade

“Para os casos em que houver comprovação de saque fraudulento, o beneficiário será devidamente ressarcido”, informou a Caixa. O presidente do banco, Pedro Guimarães, disse que as investigações sobre o golpe no Caixa Tem estão sob a responsabilidade da Polícia Federal.

FGTS emergencial: como funciona o golpe no Caixa Tem?

Para aplicar o golpe no Caixa Tem, os criminosos se cadastram pelo aplicativo e criam um novo e-mail com os dados das vítimas. Os beneficiários do FGTS emergencial, por sua vez, só percebem que caíram na fraude quando o sistema do app informa que já existem cadastros com os seus CPFs.

O grande problema da plataforma da Caixa está no processo de confirmação dos dados, conforme o engenheiro Pedro Rodrigues. Para ele, a instituição bancária precisa reforçar os sistemas de segurança e de autenticação.

continua depois da publicidade

Boas práticas para evitar fraudes pelo app

Para evitar cair em golpe no Caixa Tem, os usuários podem efetuar alguns procedimentos básicos de segurança. Veja:

  • Usar o aplicativo oficial, que está disponível para sistemas Android e iOS;
  • Geralmente, a Caixa Econômica Federal não realiza ligações e nem envia e-mails ou mensagens de WhatsApp. Por isso, é necessário ficar sempre atento quando receber mensagens ou telefonemas suspeitos;
  • O único SMS enviado pela Caixa diz respeito à confirmação de acesso no aplicativo;
  • Evite fazer cadastros em sites não oficiais e suspeitos;
  • Informe seus dados pessoais somente no app Caixa Tem;
  • Sempre verifique o endereço eletrônico do site em que está acessando. O “S” em HTTPS indica que a conexão é segura.