Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar cadastro no SUS até 30/12

Em Belém, os beneficiários do Bolsa Família devem fazer ou atualizar cadastro no SUS (Sistema Único de Saúde) até o dia 30 de dezembro de 2020. A medida atende à determinação para assegurar o acesso aos hospitais e demais serviços públicos, como vacinação e aquisição de medicamentos. Vale destacar que o cadastro no SUS precisa […]

Em Belém, os beneficiários do Bolsa Família devem fazer ou atualizar cadastro no SUS (Sistema Único de Saúde) até o dia 30 de dezembro de 2020. A medida atende à determinação para assegurar o acesso aos hospitais e demais serviços públicos, como vacinação e aquisição de medicamentos. Vale destacar que o cadastro no SUS precisa ser feito até mesmo pelos inscritos no programa que têm plano de saúde particular.

continua depois da publicidade

Cadastro no SUS para benefícios do Bolsa Família, em Belém

Para realizar o cadastro no SUS, os beneficiários do Bolsa Família devem acessar o site da Prefeitura de Belém/PA. É recomendável que a primeira inscrição seja feita pelo “responsável” da unidade familiar, que precisa ter mais de 16 anos de idade. Ele deverá informar os dados de todos os componentes de sua família.

E quem não tem acesso à internet? O cadastro no SUS poderá ser realizado diretamente nas unidades de saúde ou por meio de um agente comunitário. De qualquer maneira, será necessário preencher um formulário com as seguintes informações:

continua depois da publicidade
  • CPF ou cartão do SUS;
  • Número de Identificação Social (NIS) para beneficiários de programa sociais federais;
  • Telefone para contato; e
  • E-mail (se tiver).

Fim do auxílio emergencial e aumento no valor do Bolsa Família

Após o fim do auxílio emergencial, muitas unidades familiares vão ficar sem qualquer tipo de renda a partir de 2021. O governo federal, ao que tudo indica, não renovará as parcelas do programa, que foi instituído para amparar aqueles que foram afetados pelo contexto de pandemia. Por conseguinte, a equipe econômica de Bolsonaro está estudando estratégias para ampliar o Bolsa Família a partir do ano que vem.

“Qual o plano para o auxílio emergencial? Remoção gradual, e nós voltamos para o Bolsa Família. Esse é o plano A. Existe possibilidade de haver a prorrogação do auxílio emergencial? Se houver uma segunda onda de pandemia, não é possibilidade, é uma certeza, vamos ter que reagir. Mas não é o plano A, não é o que estamos pensando agora”, sinalizou o ministro Paulo Guedes durante evento online da Abras (Associação Brasileira de Supermercados).