Prova de vida do INSS 2021 poderá ser por biometria; entenda

Cerca de 500 mil beneficiários da Previdência Social farão a prova de vida do INSS 2021 por meio de biometria facial. O Instituto Nacional do Seguro Social fez uma parceria com a Dataprev, a Secretaria de Governo Digital e o Ministério da Economia para que a primeira etapa do projeto fosse possível. continua depois da […]

Cerca de 500 mil beneficiários da Previdência Social farão a prova de vida do INSS 2021 por meio de biometria facial. O Instituto Nacional do Seguro Social fez uma parceria com a Dataprev, a Secretaria de Governo Digital e o Ministério da Economia para que a primeira etapa do projeto fosse possível.

continua depois da publicidade

Os segurados que ainda não realizaram a prova e vida do INSS devem ficar atentos, pois técnicos do instituto começarão a entrar em contato com os selecionados para o teste da biometria.

O contato será feito pelo aplicativo Meu INSS, Central 135 e e-mail.

continua depois da publicidade

Prova de vida do INSS 2021 com biometria facial

O INSS usará a base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e do Tribunal Superior Eleitoral para realizar a prova de vida por biometria facial. Por isso, os segurados que têm carteira de motorista e/ou título de eleitor serão selecionados.

A prova de vida do INSS 2021 será nesta modalidade para evitar que os segurados tenham que ir até uma agência bancária para entregar suas documentações, evitando assim aglomerações durante a pandemia de COVID-19.

Todos os segurados que recebem suas aposentadorias ou pensões por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético são obrigados a realizar a prova de vida anualmente. Assim, fraudes nos pagamentos são evitadas.

continua depois da publicidade

Prova de vida digital

O INSS usará seu aplicativo, o Meu INSS, para realizar a biometria facial. O procedimento também poderá ser feito pelo aplicativo do Governo Digital, o Meu gov.br. Os segurados poderão usar a câmera de seus celulares para realizar a prova de vida digital. Confira o passo a passo:

  • Acesse o aplicativo Meu gov.br ou Meu INSS;
  • Centralize seu rosto;
  • Vire o rosto para a direita;
  • Feche os olhos;
  • Sorria;
  • Vire novamente o rosto;
  • Faça a captura da biometria através de foto.
  • ATENÇÃO: se a biometria for validada por meio do TSE, será necessário informar o número do título de eleitor. Caso seja validada pelo Denatran, será preciso informar a data de emissão da Carteira de Habilitação.

Mas apenas os selecionados pelo Instituto Nacional do Seguro Social terão acesso à biometria facial. Ela será suficiente para garantir a continuidade do pagamento de benefício previdenciário.

De março a setembro de 2020, a prova de vida do INSS foi dispensada aos segurados por conta da pandemia de COVID-19. Atualmente, o segurado necessita comparecer até uma agência bancária para comprovar que está vivo e poder receber o benefício.

continua depois da publicidade

A comprovação é feita através da apresentação de documento de identificação com foto a um funcionário das agências bancárias. Também é possível realizar a biometria facial por meio dos terminais de autoatendimento de alguns bancos.