Depois da Ford, duas outras empresas anunciam fechamento no Brasil

Na última segunda-feira, 11 de janeiro, a Ford anunciou que estava encerrando suas atividades de fábrica no Brasil. Logo após o pronunciamento da montadora, a Forever 21, marca de fast fashion, informou estar fechando suas 11 lojas no Rio de Janeiro. Além disso, o Banco do Brasil também disse, nesta semana, que vai demitir cerca […]

Na última segunda-feira, 11 de janeiro, a Ford anunciou que estava encerrando suas atividades de fábrica no Brasil. Logo após o pronunciamento da montadora, a Forever 21, marca de fast fashion, informou estar fechando suas 11 lojas no Rio de Janeiro. Além disso, o Banco do Brasil também disse, nesta semana, que vai demitir cerca de 5 mil colaboradores.

continua depois da publicidade

Ford

Desde o anúncio, a Ford já começou a demitir trabalhadores de seu quadro de funcionários. No início do ano passado, a marca tinha 8 mil colaboradores no país e agora já conta com 6.171. A empresa automotiva também disse que vai demitir mais 5 mil funcionários tanto no Brasil como na Argentina.

Algumas operações locais da Ford continuarão no Brasil, assim como a sede da montadora na América do Sul e o campo de provas de Tatuí (SP). O centro de desenvolvimento da Bahia também vai continuar operando.

continua depois da publicidade

Em nota, a Ford disse que “atenderá a região com seu portfólio global de produtos, incluindo alguns dos veículos mais conhecidos da marca como a nova picape Ranger produzida na Argentina, a nova Transit, o Bronco, o Mustang Mach 1, e planeja acelerar o lançamento de diversos novos modelos conectados e eletrificados.”

Forever 21 anuncia fechamento no Brasil

A marca de fast fashion, Forever 21, anunciou o fechamento no Brasil das suas 11 lojas na rede carioca de shopping centers Multiplan. Mas, a empresa continuará com suas unidades em outras cidades do país como São Paulo (SP), Recife (PE) e Goiânia (GO). A empresa está em meio a uma recuperação judicial nos EUA, seu país de origem.

Em comunicado sobre o fechamento no Rio de Janeiro, a Forever 21 disse que “a companhia já tem destinação para essas áreas, que são bem valorizadas. A atualização do mix dos lojistas é algo que acontece quase diariamente. Uma loja sai para dar lugar a outra”. Cerca de 200 funcionários cariocas serão demitidos por conta do fechamento das lojas.

continua depois da publicidade

Banco do Brasil

O Banco do Brasil, empresa mista (pública e privada), anunciou o fechamento de 361 de suas agências. Com isso, cerca de 5 mil funcionários da instituição financeira serão demitidos, todos eles assegurados pelas leis trabalhistas.

Com isso, cerca de R$ 535 milhões serão economizados pelo banco em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025. O Banco do Brasil pretende ainda otimizar sua atuação em 870 pontos de atendimento no país.

“Com as medidas, o BB expande sua capacidade de assessoramento gerenciado aos clientes, ampliando o relacionamento e os negócios e potencializando a satisfação e a fidelização”, afirmou a assessoria da instituição financeira.

continua depois da publicidade