Bolsa Família: saiba fazer compras com o aplicativo Caixa Tem

Conforme informações divulgadas pelo governo federal, todos os beneficiários do Bolsa Família vão passar a ter poupanças digitais. As contas serão liberadas de maneira automática e com base no final do NIS (Número de Identificação Social). Sem quaisquer tarifas adicionais, será possível fazer compras com o aplicativo Caixa Tem e realizar transferências bancárias. continua depois […]

Conforme informações divulgadas pelo governo federal, todos os beneficiários do Bolsa Família vão passar a ter poupanças digitais. As contas serão liberadas de maneira automática e com base no final do NIS (Número de Identificação Social). Sem quaisquer tarifas adicionais, será possível fazer compras com o aplicativo Caixa Tem e realizar transferências bancárias.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que não será necessário entregar nenhum documento para que as poupanças sejam liberadas. Além disso, os beneficiários do Bolsa Família vão continuar tendo o direito de retirar suas parcelas em caixas eletrônicos e correspondentes lotéricos. Acompanhe a matéria completa e saiba como usar as funcionalidades do app Caixa Tem.

Usando o app Caixa Tem pela primeira vez

Feita liberação automática e escalonada das contas digitais, os beneficiários poderão movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem. A plataforma conta com diversas funcionalidades para seus usuários, como fazer compras em estabelecimentos comerciais e consultar saldos do benefício. Veja, abaixo, como usar o app pela primeira vez:

continua depois da publicidade
  • Instale o Caixa Tem em seu celular. Ele está disponível para celulares com sistemas Android e iOS. Lembrando que o aplicativo somente será liberado após a criação das poupanças digitais;
  • Geralmente, o primeiro cadastro é feito com o CPF e uma senha de seis dígitos. Os inscritos no Bolsa Família poderão utilizar o mesmo código do cartão social no sistema da Caixa;
  • Após informar os dados solicitados, será possível fazer compras pelo aplicativo Caixa Tem e usar todas as funcionalidades da plataforma. Para isso, bastará tocar no serviço desejado e seguir as instruções da tela.

Bolsa Família: saiba fazer compras com o Caixa Tem

Para fazer compras com o Caixa Tem, os beneficiários do Bolsa Família devem gerar o cartão de débito virtual dentro da mesma plataforma. Saiba como:

  • Na tela inicial do Caixa Tem, vá em “Cartão Virtual”;
  • Toque em “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”;
  • Digite a sua senha e aperte na imagem para ver as informações geradas (validade e CVV).

Pronto! Com os dados gerados no sistema, os beneficiários vão conseguir usar suas parcelas em estabelecimentos que aceitem esse método de pagamento. Mas atenção: as informações geralmente ficam válidas durante poucos minutos. Isso quer dizer que somente será possível efetuar uma compra por vez.

Caso queira usar a funcionalidade de QR Code nos pagamentos, vai ser preciso selecionar a opção pelo Caixa Tem. A câmera do celular será automaticamente acionada, bastando apenas apontar o dispositivo para o QR Code das maquininhas de cartão.

continua depois da publicidade

Liberação das poupanças digitais para Bolsa Família

  • A partir de dezembro de 2020: inscritos com NIS finais 0 e 9;
  • A partir de janeiro de 2021: inscritos com NIS finais 6, 7 e 8;
  • A partir de fevereiro de 2021: inscritos com NIS finais 3, 4 e 5;
  • A partir de março de 2021: inscritos com NIS finais 1 e 2, além dos grupos populacionais específicos (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, extrativistas, pescadores artesanais, comunidades tradicionais, agricultores familiares, assentados, acampados e pessoas em situação de rua).