Ministério da Cidadania divulga calendário do Bolsa Família 2021

O Ministério da Cidadania divulgou no dia 11 de janeiro o calendário do Bolsa Família 2021, que traz todo o cronograma de pagamentos do Programa para o presente ano (2021). Como já é constume, os repasses dos valores ficarão disponíveis para os últimos dez dias úteis de cada mês. continua depois da publicidade O Ministério […]

O Ministério da Cidadania divulgou no dia 11 de janeiro o calendário do Bolsa Família 2021, que traz todo o cronograma de pagamentos do Programa para o presente ano (2021). Como já é constume, os repasses dos valores ficarão disponíveis para os últimos dez dias úteis de cada mês.

continua depois da publicidade

O Ministério enfatizou que “a exceção só ocorre em dezembro, quando o pagamento tem como limite o dia 23, em função das festas de fim de ano”.

O beneficiário poderá consultar se o crédito foi debitado na conta pelo seu NIS (Número de Identificação Social), que está impresso no cartão de cada cidadão. Cada número final do NIS corrresponde a um mês. Exemplo: NIS terminado no número ‘3’ terá repasse no mês de março e assim por diante.

continua depois da publicidade

Calendário do Bolsa Família 2021

Os pagamentos do Programa Bolsa Família em 2021 começam a ser feitos no dia 18 de janeiro de 2021, para NIS terminados em “1”.

Veja abaixo a tabela oficial do Ministério da Cidadania contendo todo o calendário:

Calendário do Bolsa Família 2021. Foto: Ministério da Cidadania

 

Prazo para saque das parcelas do Bolsa Família

O Ministério informou ainda que “as parcelas mensais ficam disponíveis para saque durante 90 dias após a data indicada no calendário”.

continua depois da publicidade

Contando com a ampla rede de unidades da Caixa Econômica Federal (CAIXA), os beneficiários têm a facilidade de poder sacar em:

  • Agências da Caixa;
  • Casas lotéricas;
  • Correspondentes bancários (comércios com a marca do “CAIXA Aqui”).

Participou das eleições 2020? Seu benefício foi cancelado!

Aqueles beneficiários que participaram, de alguma forma ativa, das eleições em 2020, devem ter um pouco mais de atenção.

Isso porque o Ministério da Cidadania informou o seguinte:

continua depois da publicidade

Beneficiários que foram identificados como doadores de recursos financeiros, prestadores de serviços a campanhas eleitorais, candidatos a cargos eletivos com patrimônio incompatível com as regras do programa (conceitos de pobreza e extrema pobreza referidos no art. 2° da Lei n° 10.836/2004) ou que foram candidatos eleitos nas eleições de 2020 tiveram o benefício bloqueado em janeiro de 2021.

A pasta disse que essa decisão foi tomada para “garantir que somente quem realmente se enquadra nos critérios receba o Bolsa Família”.

As pessoas que estiverem nessa situação deverão atualizar seus cadastros. Se isso não for feito, o cancelamento será permanente.

Edição com informações da Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania

continua depois da publicidade