Auxílio emergencial: 50% dos brasileiros querem extensão do benefício em 2021

A XP Investimentos fez uma pesquisa sobre o auxílio emergencial e descobriu que 50% dos brasileiros querem a extensão do benefício em 2021. Além disso, a pesquisa mostrou que 78% dos entrevistados não acreditam que o auxílio emergencial será prorrogado. continua depois da publicidade Ao todo foram 1000 brasileiros contatados pela empresa de investimentos, entres […]

A XP Investimentos fez uma pesquisa sobre o auxílio emergencial e descobriu que 50% dos brasileiros querem a extensão do benefício em 2021. Além disso, a pesquisa mostrou que 78% dos entrevistados não acreditam que o auxílio emergencial será prorrogado.

continua depois da publicidade

Ao todo foram 1000 brasileiros contatados pela empresa de investimentos, entres os dias 11 e 14 de janeiro. Segundo a XP, a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Pressão para volta do Congresso

Até o dia 1° de fevereiro, as duas casas do Congresso Nacional – Câmara dos Deputados e Senado Federal – estão em recesso parlamentar. Porém, por conta da situação de urgência em que o país se encontra com a pandemia de COVID-19, membros do congresso estão pedindo a volta imediata de suas atividades.

continua depois da publicidade

Um dos senadores que pediu uma sessão extraordinária do Congresso Federal foi Alessandro Vieira (Cidadania). Segundo o congressista, seria necessário que os parlamentares discutissem assuntos como a volta do estado de calamidade pública no Brasil, a vacinação no país, o auxílio emergencial e uma maneira de garantir a extensão do benefício em 2021.

Vieira recentemente protocolou o PL 5495/2020 que pede a prorrogação do auxílio emergencial durante os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. Segundo ele, é necessário que se crie estabilidade social até a imunização da população brasileira.

Além dele, o próprio presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, disse que o Congresso Nacional deveria voltar de recesso imediatamente em seu twitter.

continua depois da publicidade

“É mais do que urgente que o Parlamento esteja de portas abertas, trabalhando para encontrar soluções para essa situação tão drástica e urgente. Não podemos nos omitir!”, escreveu Maia se referindo à situação de calamidade em Manaus (AM), em que os hospitais ficaram sem oxigênio disponível para seus pacientes.

Projetos de Lei pedem extensão do benefício em 2021

A senadora pelo Rio Grande do Norte, Zenaide Maia (Pros) também se declarou a favor da reabertura do Congresso Nacional. De acordo com ela, a renda mínima (auxílio emergencial) salva vidas, portanto uma extensão do auxílio emergencial em 2021 seria necessária.

“Sou a favor da suspensão do recesso do Congresso para votação de projetos urgentes, como a prorrogação do estado de calamidade pública e do auxílio emergencial. Era previsível que os impactos da pandemia ainda seriam sentidos neste ano”, declarou a senadora.

Zenaide Maia também é autora do PL 2.928/2020, que pede a extensão do benefício em 2021. Os senadores do PT, Rogério Carvalho e Paulo Rocha também pedem a volta do auxílio emergencial em 2021 com o PL 5.494/2020.

continua depois da publicidade