Banco digital da Caixa vai pagar TODOS os benefícios sociais em 2021

Será lançado um novo banco digital da Caixa Econômica Federal para o ano de 2021. Foi essa a informação passada pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante apresentação dos resultados do banco no terceiro trimestre. continua depois da publicidade De acordo com Guimarães, a nova instituição financeira vai funcionar separada da Caixa e passará por […]

Será lançado um novo banco digital da Caixa Econômica Federal para o ano de 2021. Foi essa a informação passada pelo presidente da Caixa, Pedro Guimarães, durante apresentação dos resultados do banco no terceiro trimestre.

continua depois da publicidade

De acordo com Guimarães, a nova instituição financeira vai funcionar separada da Caixa e passará por processo de abertura de capital (venda de ações) no Brasil e no exterior.

“Estamos discutindo internamente. Há um consenso que esse é um ponto chave para o futuro da Caixa Econômica Federal. Já há uma conversa inicial no conselho de administração e algumas conversas no Banco Central”, disse o presidente.

Vale destacar que, para criação efetiva novo banco digital, será necessário aprovação por parte do Banco Central e do Conselho de Administração da Caixa.

continua depois da publicidade

A expectativa é de que o veredito positivo seja dado em até seis meses.

Banco digital da Caixa: novos serviços

Segundo o presidente da Caixa, a nova instituição possui 100 funcionários e vai contar no início da operação com 105 de contas digitais abertas.

O novo banco digital ofertará, principalmente, três serviços:

continua depois da publicidade
  • Pagamento de benefícios sociais;
  • Liberação de microcrédito para, no mínimo, 10 milhões de clientes;
  • Crédito imobiliário para famílias de baixa renda.

Atualmente, os benefícios sociais são pagos por meio da poupança social digital. Os beneficiários poderão movimentar recursos por meio do aplicativo Caixa Tem.

São 35 milhões de beneficiários que fazem uso do aplicativo.

Caixa Tem

O aplicativo oferece aos usuários a possibilidade de realizar pagamento de boletos, transferências para outras contas, compras com QR Code em lojas físicas ou com o cartão de débito virtual pela internet, cadastro de chaves do Pix e saques.

continua depois da publicidade

A ampliação do Caixa Tem vai possibilitar a oferta de novos serviços como: microcrédito, seguros e cartões.

O presidente da Caixa anunciou que a inclusão da concessão de microcrédito na plataforma digital em fase de finalização. Não foram revelados mais detalhes a respeito da oferta de seguros e cartões.

O aplicativo Caixa Tem, até agora, oferece um cartão de débito digital que pode ser utilizado para fazer compras online e presenciais. Cerca de 67,5 milhões de cartões de débito virtual foram emitidos pelo aplicativo durante a pandemia.

continua depois da publicidade

Estima-se que 90 milhões de poupanças digitais tenham sido abertas de forma gratuita em 2020. Segundo informações do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o banco pretende manter essas contas abertas gratuitamente depois da pandemia.