Entenda a situação do pagamento do 13º do Bolsa Família em 2021

Em 2020, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, não houve o pagamento do 13° do Bolsa Família, como ocorreu, pela primeira vez, em 2019. Portanto, entenda a situação do pagamento do 13º do Bolsa Família em 2021. continua depois da publicidade Bolsonaro culpou Maia por falta de pagamento em 2020 O presidente Jair […]

Em 2020, por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, não houve o pagamento do 13° do Bolsa Família, como ocorreu, pela primeira vez, em 2019. Portanto, entenda a situação do pagamento do 13º do Bolsa Família em 2021.

continua depois da publicidade

Bolsonaro culpou Maia por falta de pagamento em 2020

O presidente Jair Bolsonaro chegou a ser questionado sobre o pagamento do 13º do Bolsa Família em 2020 durante uma live. Em resposta, ele acusou o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM – RJ), de impedir os repasses.

“Você está reclamando do 13º do Bolsa Família que não teve. Sabia que não teve este ano? Foi promessa minha? Foi. Foi pago no ano passado? Foi. Mas o presidente da Câmara deixou caducar a MP. Vai cobrar de mim? Cobra do presidente da Câmara, que o Supremo agora não deu o direito de ele disputar a reeleição. Cobra dele”, acusou Bolsonaro.

continua depois da publicidade

Câmara rebateu Bolsonaro e defendeu Maia

A acusação de Bolsonaro não foi bem recebida pela Câmara dos Deputados. Uma nota rebatendo as acusações e defendendo Rodrigo Maia foi publicada no site do órgão. De acordo com a declaração da Câmara, a Medida Provisória citada por Bolsonaro só tinha validade para 2019. Com o vencimento, seria necessário o governo enviar uma nova proposta ao Congresso, o que não foi feito.

“É importante ressaltar que a pauta com as propostas que serão votadas nos plenários da Câmara e do Senado não é uma decisão monocrática do presidente da Câmara ou do Senado, mas decidida em conjunto com os líderes partidários, no que é chamada de reunião do Colégio de Líderes. Cabe às lideranças do Governo nas duas Casas legislativas, articuladas com os partidos que compõem a base de apoio, defender a inclusão na pauta das matérias de interesse do Palácio do Planalto”, afirma a Câmara em um trecho da nota.

Guedes confirmou que governo não enviou proposta

Por fim, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chegou a confirmar que o governo não mandou uma proposta para o pagamento do 13º do Bolsa Família por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Guedes disse que não tinha recursos suficientes para a medida.

continua depois da publicidade

Haverá pagamento do 13º do Bolsa Família em 2021?

Se em 2020 a pandemia provocou o cancelamento do pagamento do 13º do Bolsa Família, em 2021 pode ocorrer o mesmo. O governo ainda não sabe como a economia irá se recuperar e se a vacinação atingirá muitos brasileiros.

Além disso, no começo de 2021, a Câmara e o Senado passam por eleições internas, para escolha de seus líderes. Tudo indica que as discussões sobre o 13º do Bolsa Família só ocorram no segundo semestre de 2021. No momento, não há proposta do governo.