Pagamento de indenizações do seguro DPVAT é iniciado pelo Caixa Tem

No último sábado, 16 de janeiro de 2021, a Caixa Econômica Federal anunciou que o pagamento de indenizações do seguro DPVAT será iniciado pelo Caixa Tem. Portanto, a instituição financeira passa a ser a gestora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres e não mais a Seguradora Líder, como no […]

No último sábado, 16 de janeiro de 2021, a Caixa Econômica Federal anunciou que o pagamento de indenizações do seguro DPVAT será iniciado pelo Caixa Tem. Portanto, a instituição financeira passa a ser a gestora do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres e não mais a Seguradora Líder, como no ano passado.

continua depois da publicidade

A gestão da Caixa sobre os seguros foi anunciada pela Susep – Superintendência de Seguros Privados. Portanto, todos os sinistros que ocorreram desde o dia 1° de janeiro de 2021 serão coordenados pelo banco.

Caixa gere pagamento de indenizações do seguro DPVAT

Por isso, todos os pedidos de indenizações devem ser feitos nas agências da Caixa Econômica Federal. O banco, inclusive, irá lançar um aplicativo próprio para isso: o DPVAT. O app será lançado nas próximas duas semanas e poderá ser utilizado para pedidos.

continua depois da publicidade

Além disso, pelo app será possível fazer um “upload” dos documentos das solicitações do DPVAT. Portanto, com o aplicativo instalado em seu celular, o segurado não precisa se encaminhar até uma agência do banco.

Segundo o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a estimativa é que cerca de 600 mil pedidos de pagamento de indenizações do seguro DPVAT serão feitos em 2021 ao Caixa Tem. Acidentes que ocorreram até 31 de dezembro de 2020 continuam sendo de responsabilidade da Seguradora Líder, independente da data de aviso.

De acordo com Solange Vieira, superintendente da Susep, no ano de 2021 a taxa foi zerada e existem recursos do DPVAT sobraram. Para 2022, ela espera que os congressistas discutam uma nova política para o seguro.

continua depois da publicidade

O Caixa Tem foi escolhido porque mais de 100 milhões de brasileiros possuem Contas Poupança Social Digital, já que essas eram usadas para os pagamentos do auxílio emergencial, FGTS emergencial, Bolsa Família e demais programas do Governo Federal.

Funções do Caixa Tem

Criado para o recebimento do Auxílio Emergencial, o aplicativo está disponível na Play Store para celulares do sistema Android e na Apple Store para celulares do sistema iOS. Quem não possui conta no banco terá a sua criada gratuitamente para pagamento de indenizações do seguro DPVAT

Com o Caixa Tem, os correntistas podem utilizar os saldos de suas contas para compras online em débito virtual com um cartão criado no app. Ou com um QR Code gerado pelo lojista na maquininha do estabelecimento onde está realizando a compra. No aplicativo, o cliente pode ainda acessar informações sobre saldo das contas do FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

continua depois da publicidade