Suspensão das revisões do Bolsa Família continua: benefício não pode ser bloqueado

O governo federal aumentou o prazo para revisar os registros no CadÚnico e os respectivos procedimentos operacionais. Sendo assim, pelos próximos 90 dias o Bolsa Família não poderá ser suspenso. A prorrogação veio do Ministério da Cidadania e é uma medida para evitar que os beneficiários e servidores do programa fiquem expostos ao coronavírus. continua […]

O governo federal aumentou o prazo para revisar os registros no CadÚnico e os respectivos procedimentos operacionais. Sendo assim, pelos próximos 90 dias o Bolsa Família não poderá ser suspenso. A prorrogação veio do Ministério da Cidadania e é uma medida para evitar que os beneficiários e servidores do programa fiquem expostos ao coronavírus.

continua depois da publicidade

Dentro deste mesmo prazo, também ficará suspenso o cálculo que apura os valores passados aos estados, municípios e Distrito Federal. Dessa forma, o governo irá utilizar o mesmo índice desta época em 2020. Posteriormente, será computada a Taxa de Atualização Cadastral e a Taxa de Acompanhamento de Frequência Escolar para reavaliar as inscrições no Programa.

Este é um bom momento para conferir possíveis irregularidades no cadastro e evitar suspensão futura do Bolsa Família.

continua depois da publicidade

Calendário de pagamentos de janeiro de 2021

Beneficiários já começaram a receber o primeiro pagamento do ano, que teve início nesta segunda-feira (18). Quem tem o NIS final 1 e 2 já está com o dinheiro disponível. Nesta quarta-feira (20), aqueles com NIS final 3 receberão a quantia também. O restante dos depósitos do Bolsa Família serão feitos nos seguintes dias:

  • NIS de final 4 – dia 21/01/2021;
  • NIS de final 5 – dia 22/01/2021;
  • NIS de final 6 – dia 25/01/2021;
  • NIS de final 7 – dia 26/01/2021;
  • NIS de final 8 – dia 27/01/2021;
  • NIS de final 9 – dia 28/01/2021; e
  • NIS de final 0 – dia 29/01/2021.

Bolsa Família segue com valor original em 2021

Após o fim do auxílio emergencial, cerca de 50 milhões de pessoas voltaram a receber o benefício original do Bolsa Família, em torno de R$ 190. Assim, a renda de grande parte dos brasileiros foi reduzida. Por causa disso, “é de se esperar um aumento da pobreza, uma volta não só aos níveis iniciais pré-pandemia, mas uma piora”, afirmou o economista Marcelo Neri.

Com o prazo de revisões suspenso, a fila de espera cresce cada vez mais. Até o final de 2020, o programa tinha cerca de 1 milhão de brasileiros que se encaixam no critério aguardando aprovação. Agora, esse número subiu quase a metade e tende a crescer.

continua depois da publicidade