Auxílio Emergencial: grupo tem pagamento suspenso pelo governo; veja

O Ministro da Cidadania, João Roma, concedeu entrevista nesta quarta-feira (28/07), onde falou sobre os pagamentos suspensos do Auxílio Emergencial 2021. O ministro relatou que foi realizado um processo de análise e que 600 mil benefícios foram bloqueados para avaliação. Desses, houve a suspensão de 136 mil benefícios para as mães provedoras do lar. continua depois […]

O Ministro da Cidadania, João Roma, concedeu entrevista nesta quarta-feira (28/07), onde falou sobre os pagamentos suspensos do Auxílio Emergencial 2021. O ministro relatou que foi realizado um processo de análise e que 600 mil benefícios foram bloqueados para avaliação. Desses, houve a suspensão de 136 mil benefícios para as mães provedoras do lar.

continua depois da publicidade

O ministro afirmou que, dos 136 mil benefícios suspensos, 109 mil já foram novamente desbloqueados. Todas essas mães poderão conferir o desbloqueio nos dias 03 e 04 de agosto, especificamente pela página da Dataprev. Conforme explicou o titular da pasta da Cidadania, ao todo, já foram 8,5 milhões de mães contempladas.

Sobre o auxílio emergencial suspenso

Roma afirmou que restam cerca de 27 mil cadastros de mães solo que estão com o Auxílio Emergencial suspenso e, portanto, haverá reavaliação. Os números foram revelados após o respectivo ministério sofrer diversas cobranças que pressionaram através das redes sociais uma posição do governo. Muitas das mães solo que eram beneficiárias afirmaram que sequer conseguiram realizar a contestação.

continua depois da publicidade

A varredura feita pela Controladoria Geral da União (CGU) compreendeu mais de meio milhão de cadastros, que, na grande maioria, estão aguardando a reavaliação. O Ministro falou em valores retroativos e afirmou: “Importante: todas as pessoas que tiverem o benefício desbloqueado vão receber o pagamento retroativo” disse Roma.

Auxílio Emergencial 2021 e a prorrogação

O Governo Federal afirmou que mais de 39 milhões de famílias já foram contempladas. Recentemente, foi feito um subsídio de R$ 20 bilhões para o pagamento de mais três parcelas do Auxílio Emergencial 2021.

Através do Ministério da Cidadania, o governo também informou que a revisão e averiguação dos cadastros do Bolsa Família foi adiada por 180 dias pelo governo federal. Porém, com relação ao Auxílio Emergencial, especificamente, o governo permanecerá mantendo a mesma política de averiguação.

continua depois da publicidade