Calendário do INSS 2021: veja datas de pagamento dos benefícios

Conforme calendário do INSS, os pagamentos ocorrem conforme o número final do benefício. Saiba detalhes sobre as datas referente a 2021.

O Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, controla o Regime Geral da Previdência Social. Ele é responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, pensão por morte e alguns auxílios, como doença, acidente e reclusão. Em nossa matéria, você confere o calendário do INSS para os pagamentos até o final deste ano de 2021.

continua depois da publicidade

Conforme divulgado no portal do INSS, os pagamentos ocorrem conforme o número final de cada benefício. O cronograma segue dois calendários, sendo um para quem recebe até um salário mínimo, R$ 1.100,00 e outro para quem recebe acima deste valor.

Em 2021, os pagamentos para quem recebe até 1 salário mínimo tiveram início em 25 de janeiro e vão até 28 de dezembro. Para quem recebe acima desse valor, os pagamentos iniciaram em 01 de fevereiro.

continua depois da publicidade

Saiba como consultar a data do seu pagamento

Para consultar a data, basta conferir o número de seu benefício e observar o último dígito. Assim, é só consultar na tabela do calendário oficial:

Calendário INSS: print da tabela com as datas de pagamento do INSS

Datas para quem recebe benefícios de até um salário mínimo. Foto: Reprodução / INSS

Calendário INSS: print da tabela com as datas de pagamento do INSS

Datas para quem recebe benefícios acima de um salário mínimo. Foto: Reprodução / INSS

Quem quiser mais detalhes, por conseguinte, poderá acessar as informações, igualmente, através do aplicativo “Meu INSS” ou diretamente no site. Dentro da página, basta fazer o login e conferir a data prevista do seu pagamento.

O calendário do INSS é elaborado no ano anterior e é mantido para ser seguido até o final do respectivo ano correspondente. Existe, ainda, um terceiro calendário, todavia. Esse é exclusivo para os beneficiários que manifestaram ações na justiça contra o instituto, solicitando alguma revisão ou até mesmo concessão de algum benefício.

continua depois da publicidade

Sendo assim, por intermédio desse cronograma, são pagos retroativos com valores atualizados.

Revisão dos benefícios

O INSS constantemente promove o chamado “pente-fino” nos benefícios para detectar se alguém recebe indevidamente.

O principal foco dessa revisão é observar os pagamentos por incapacidade temporária (auxílio-doença).

continua depois da publicidade