Preciso fazer alguma coisa para receber o lucro do FGTS? Entenda

Você já sabe como será possível receber o lucro do FGTS, que foi aprovado pelo Conselho Curador do fundo? Confira os detalhes.

Recentemente, foi divulgado quanto será repassado ao trabalhador em relação ao lucro adquirido em 2020 com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Foi arrecadada a quantia de R$ 8,5 bilhões. Desse total, cerca de R$ 8,1 bilhões serão distribuídos aos trabalhadores.

continua depois da publicidade

É necessário fazer algo para receber o lucro do FGTS?

Para quem está na dúvida quanto ao recebimento do lucro do FGTS, explicamos que não será necessário fazer absolutamente nada. Caso você tenha saldo positivo até 31 de dezembro de 2020, o valor referente aos lucros será creditado de maneira automática em sua conta do FGTS.

Muita gente busca saber a respeito da possibilidade de sacar o dinheiro, bem como a forma de identificar quando o saldo for creditado. Vamos explicar detalhadamente para que o trabalhador possa se informar dos trâmites nesse processo de recebimento dos lucros adquiridos através do FGTS.

continua depois da publicidade

Quando posso fazer o saque?

O fato do valor ser creditado na conta não significa que seja uma forma diferenciada e especial para realizar o saque do FGTS. Mesmo que o dinheiro seja depositado, ele será acrescido do seu saldo existente, mas a realização do saque só é permitida nos moldes já previstos em lei.

Algumas destas situações são as seguintes:

  • Demissão sem justa causa;
  • Aposentadoria;
  • Compra de imóveis;
  • Caso de desastre natural;
  • Trabalhador ou dependente com doenças crônicas, como HIV, câncer, doenças terminais.

Existem outras situações que permitem a retirada de parte do valor do FGTS, como o saque-aniversário.

continua depois da publicidade