Com nova bandeira tarifária, conta de luz fica ainda mais cara; confira

Uma nova bandeira tarifária foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Entenda mais sobre o assunto.

A conta de energia elétrica pode ficar ainda mais cara, conforme sinalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Uma nova bandeira tarifária foi divulgada pela entidade denominada de “escassez hídrica”.

continua depois da publicidade

O nome faz jus à enorme crise hídrica que assola o país, sendo considerada uma das maiores em mais de 90 anos. Conforme as informações da Aneel, a taxa será de R$ 14,20 para cada 100 kilowatt-hora (KWh) e teve início nesta quarta-feira, 01 de setembro. A bandeira vigorará até o mês de abril de 2022.

Antes da nova bandeira entrar em vigor, a mais alta era a vermelha 2, que representava R$ 9,49 por 100 kWh. O aumento em relação ao atual é de aproximadamente 50%.

continua depois da publicidade

Crise hídrica e tarifas

Com o nível dos reservatórios baixos, a produção de energia elétrica cai. Para evitar apagões e problemas no fornecimento, essas usinas passam a utilizar com maior frequência as usinas termelétricas. Elas funcionam a partir de produtos como biomassa, madeira e carvão mineral para gerar calor.

O problema é que, para esse tipo de geração de energia, os custos aumentam. Automaticamente, provocam a lei da demanda e da oferta. A grande questão é que, para o consumidor, passa a ser um problema a mais no momento de fechar as contas mensais. O custo da energia vem atrelado ao aumento da inflação, gás de cozinha, combustível e cesta básica.

Para se ter uma ideia de como os preços no serviço de fornecimento de energia elétrica estão sendo ajustados devido à crise hídrica, fazem apenas três meses entre a criação da bandeira vermelha patamar 2 e a nova tarifa de escassez hídrica.

continua depois da publicidade

A explicação do ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, é de que a primeira tarifa não foi suficiente para cobrir os gastos com a produção de energia termelétrica.