Teto do INSS já tem valor previsto para 2022; como fica a aposentadoria?

Saiba quanto o aposentado ou pensionista poderá receber do governo no ano que vem. Teto do INSS segue a taxa do INPC. Saiba mais.

No dia 31 de agosto, o Ministério da Economia enviou ao Congresso Nacional o Projeto De Lei Orçamentária Anual (PLOA), contendo os gastos esperados para o ano que vem. Entre eles, está o valor previsto do teto do INSS 2022.

continua depois da publicidade

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) é o responsável pelos pagamentos de aposentadorias e pensões de milhões de brasileiros. O dinheiro repassado pelo governo é calculado anualmente, seguindo regras já estabelecidas em lei.

Teto do INSS: valor para 2022

De acordo com o Ministério da Economia, o valor mínimo a receber recebido (piso) será de R$ 1.169. A partir se fez a cota do teto. Sendo assim, o valor máximo (teto do INSS) ficou estabelecido em R$ 6.832,45.

continua depois da publicidade

Para os cálculos, o Ministério da Economia fez uma projeção de que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) chegará a 6,2% no fim de dezembro. Portanto, é possível que ainda haja algumas correções conforme a variação da taxa.

O valor oficial só será empregado em janeiro do ano que vem, quando finalmente se saberá a taxa final do INPC.

O Projeto De Lei Orçamentária Anual ainda precisa passar pela Câmara e pelo Senado antes de entrar em vigor. O PLOA é uma das obrigações tanto do parlamento, quanto do executivo.

continua depois da publicidade

Sobre o INPC

O INPC, utilizado para os cálculos do INSS é uma forma de se medir a inflação do ano. Ao contrário do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que costuma englobar a maior parte da população brasileira, o INPC foca na renda das famílias entre um e cinco salários mínimos.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o responsável por medir anualmente o índice e divulgar parciais mensais. Portanto, o anúncio da taxa é muito esperada pelo governos e pelos beneficiários.