Privatização dos Correios: projeto avança no Senado; confira

Aos poucos, projeto sobre privatização dos Correios está avançando no Senado. Escolha de relator será feita em breve. Saiba mais.

Em entrevista à Revista Exame, o senador Otto Alencar (PSD – BA) afirmou que a discussão sobre a privatização dos Correios ocorrerá em breve. A escolha de um relator, inclusive, já está sendo deliberada. Portanto, o projeto estaria avançando, aos poucos, no Senado.

continua depois da publicidade

“O processo está caminhando bem, mas ainda precisam ser melhor discutidos pontos como a garantia de continuidade de universalização do serviço”, apontou o parlamentar. A proposta de venda da empresa foi aprovada pela Câmara dos Deputados no mês de agosto. Portanto, falta o Senado deliberar a matéria.

Privatização dos Correios: dificuldades em encontrar relator

Anteriormente, o próprio Otto Alencar chegou a apontar que há uma dificuldade em escolher um relator. Parlamentares estariam se recusando a tratar sobre um assunto polêmico, já pensando nas consequências eleitorais de 2022.

continua depois da publicidade

No caso, o principal empecilho para a venda dos Correios é o fato de que a empresa, ao contrário de algumas estatais, gera dinheiro ao país. Somente em 2020, foram registrados lucros de R$ 1,53 bilhão. Ou seja, não haveria justificativa viável para a privatização. Além disso, há um forte sentimento de rejeição do projeto por parte dos servidores dos Correios.

Estatais na mira do governo federal

Desde que assumiu o cargo de Ministro da Economia, Paulo Guedes anunciou que a intenção era privatizar empresas que, segundo o governo, estariam dando prejuízo ou que poderiam gerar mais lucros caso fossem vendidas.

Sendo assim, o Ministério da Economia fez uma lista com nove estatais. Além dos Correios, fazem parte da lista: Eletrobras, Emgea, Ceasaminas, Porto de Vitória (Codesa), Nuclep, Trensurb, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a liquidação da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF).

continua depois da publicidade