Auxílio emergencial: prazo para contestar benefício negado está acabando

Para quem teve o auxílio emergencial negado ou bloqueado, a forma de contestação é através do site da Dataprev. Saiba mais.

Nesta segunda-feira (27/09), encerra-se o prazo para contestação do auxílio emergencial negado ou bloqueado. A Dataprev libera mensalmente um prazo para reivindicar o resultado, desde que os interessados atendam aos critérios previstos para o programa.

continua depois da publicidade

É uma prática de segurança contra fraudes em que a Dataprev faz uma varredura antes dos pagamentos e, ao encontrar alguma inconstância nos dados, pode suspender o pagamento. Muitos desses casos são abertos à contestação e, assim, é possível voltar a receber.

Como é feita a contestação

Para quem teve o benefício negado, a forma de contestação é através do site da Dataprev. Na página, basta que o beneficiário informe o número do CPF, nome completo, nome da mãe (caso não tenha, marque a opção mãe desconhecida) e data de nascimento. Feito isso, será necessário clicar no quadro confirmando que não é um robô e, por último, clicar em enviar.

continua depois da publicidade

Na próxima página, estará constando todas as informações do seu benefício, últimas parcelas pagas e, caso esteja bloqueado, aparecerá o motivo. Quando é passível de contestação, aparecerá, igualmente, a opção para realizar contestação. Após preencher os campos solicitados, os interessados deverão aguardar e acompanhar o resultado do pedido.

Conforme já foi informado pelo Dataprev, o governo neste mês de setembro procederá com os pagamentos das cotas referentes a agosto dos que contestaram e ficaram aptos a receberem.