Bolsa Família: 2,2 milhões seguem na lista de espera para receber o benefício

O levantamento é bem detalhista e aponta a quantidade de pessoas por região do país, sendo que a maioria é oriunda do Nordeste.

Na última segunda (27/09), o Consórcio Nordeste divulgou dados de um levantamento em que aponta que aproximadamente 2,2 milhões de brasileiros estão formando uma fila de espera pelo recebimento do Bolsa Família. Nessa lista, estão pessoas registradas no Cadastro Único (CadÚnico) com todas as características necessárias para serem elegíveis para o programa.

continua depois da publicidade

O levantamento é bem detalhista e aponta a quantidade de pessoas por região do país, sendo que a maioria é oriunda do Nordeste. Conforme os dados divulgados, são 844.372 famílias na região Nordeste, 247.885 concentra-se na região Norte, na região Sudeste são 834.564, na região Centro-oeste são 138.503 e 205.941 na região Sul.

Ainda nesta segunda-feira, o governo conseguiu uma vitória que inclui a redução dessa fila ao ver a Câmara aprovar alterações na LDO. Assim, será possível contar com projetos ainda não aprovados para custeio do Bolsa Família, que passará por uma reformulação e será denominado de Auxílio Brasil. Atualmente, são atendidas 14,6 milhões de famílias e o intuito é chegar a 17 milhões.

continua depois da publicidade

Conforme dados do Consórcio Nordeste, houve redução de 48.116 beneficiários na região Nordeste. O presidente da entidade, que também é governador do Piauí, Wellington Dias, disse que o governo não justificou a diminuição. Existe uma expectativa, por parte do governo federal, para implantação do novo Bolsa Família com um valor de R$ 300,00.