Beneficiários do Bolsa Família podem receber benefício do vale gás em breve

O programa deverá subsidiar inscritos no CadÚnico (Cadastro Único), incluindo beneficiários do Bolsa Família, e poderá ser pago em breve.

Após o gás de cozinha ter aumentado mais de 30% durante o ano, o governo pode começar a pagar, em breve, o vale gás para pessoas de baixa renda. De acordo com informações já repassadas pela equipe econômica do governo, o objetivo será de conceder, a cada dois meses, um vale de R$ 50,00 para essas famílias.

continua depois da publicidade

O governo ainda conta com um subsídio da Petrobras, que promete viabilizar R$ 300 milhões em benefícios para ajudar a custear a compra do gás de cozinha. Além do mais, um estudo está sendo feito para tentar desenvolver um método de venda do gás através da distribuição direta.

Assim, o Gás Liquefeito de Petróleo – GLP (gás de cozinha) seria vendido a partir do preço inicial e sem os atravessadores. Em discurso recente, o presidente afirmou que o preço do gás chegaria a metade do preço se fosse modificada a forma de revenda.

continua depois da publicidade

Com isso, demonstrou que tenta uma válvula de escape para o problema. Especialistas acreditam que é impossível conquistar essa meta que o presidente pretende, haja vista que o gás de cozinha e demais combustíveis seguem as regras do petróleo. Esse, por sua vez, é calculado pelo mercado internacional e pelo dólar.

O programa deverá subsidiar inscritos no CadÚnico (Cadastro Único), incluindo beneficiários do Bolsa Família, e poderá ser pago em breve. Todavia, o governo ainda realiza uma série de medidas que, sobretudo, esbarram nos meios de custeio de programas de transferência de renda.