Em novembro, conta de água no Rio terá aumento de quase 10%

O Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama-RJ) é contra o aumento tarifário.

Entre 2019 e 2020, não ocorreram reajustes na tarifa da conta de água no estado do Rio de Janeiro por conta da pandemia. Porém, haverá mudança a partir de novembro de 2021. A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), no estado do Rio de Janeiro, publicou no Diário Oficial da última sexta-feira (08/10) a decisão de reajuste, que será de 9,8%.

continua depois da publicidade

Como de praxe, o aumento é baseado na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Havia uma proposta de que esse aumento fosse de 11,5%, mas ocorreu interferência do Conselho Diretor (CODIR), que é ligado à Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio (Agenersa).

Dessa forma, houve a redução no valor do reajuste. Existe um decreto estadual, sob o número 45.344/2015, que estabelece todas as condições para que ocorra regulação e fiscalização da atuação da Cedae através da Agenersa. Portanto, o reajuste tarifário na conta de água encontra-se em conformidade com o que está previsto na respectiva lei.

continua depois da publicidade

O Sindicato dos Trabalhadores em Saneamento e Meio Ambiente do Rio de Janeiro e Região (Sintsama-RJ) é contra o aumento tarifário e a atuação da Cedae. Em nota, o sindicato manifestou-se com preocupação em relação ao aumento e alertou que outros reajustes poderão surgir.

A entidade frisou que existe uma preocupação financeira em detrimento ao direito de todos ao abastecimento, partindo do princípio de que água é vida e todos possuem o direito ao abastecimento. Em abril deste ano, a Cedae teve seus serviços privatizados com direito de concessão por 35 anos através de leilão.

A privatização foi considerada uma das maiores feitas no país.

continua depois da publicidade