Open Banking será integrado ao Pix em breve; saiba o que mudará

A terceira fase do Open Banking, que marcará a integração ao Pix, deve estar disponível aos usuários ainda no mês de outubro.

O Open Banking, que é um sistema de compartilhamento de dados financeiros supervisionado pelo Banco Central, marcará a integração ao Pix. Ela já estará disponível no dia 29 de outubro de 2021.

continua depois da publicidade

A partir disso, será possível que os clientes que utilizam o Pix possam realizar pagamentos em aplicativos que não sejam do banco.

Open Banking será integrado ao Pix

A novidade será possível por meio do ITP (Iniciador de Transação de Pagamento) ou PISP (sigla em inglês Payment Initiation Service Provider). Assim, as empresas reguladas junto ao Banco Central poderão conceder transferências para os clientes, além dos respectivos pagamentos.

continua depois da publicidade

Isso sem necessidade de abrir o aplicativo do banco para fazer um Pix. O consumidor não terá mais, caso deseje fazer pagamento de loja virtual, que copiar os dados do QR Code, sair da plataforma e acessar o aplicativo do seu banco para enviar um Pix.

Dessa forma, com o novo serviço, o número de etapas para conclusão do pagamento em uma loja virtual com o Pix cai de sete, em média, para apenas três, conforme informações do Banco Central.

O objetivo do novo sistema é de que, com o aumento da concorrência entre as instituições financeiras e varejistas, os juros cobrados aos consumidores sejam reduzidos.

continua depois da publicidade

Pagamentos Pix

A função que possibilita pagamentos através de redes sociais, ou aplicativos de mensagem, usando cartões de débito, foi iniciado em outubro de 2020 com o WhatsApp. Vale lembrar que a opção de usar o ITP será opcional por parte do cliente, que deverá decidir a forma de movimentação do seu dinheiro.

O ITP vai apenas estabelecer conexão entre o cliente e a instituição provedora da conta. O cliente pode saber se o seu Pix está habilitado com esse recurso acessando o site do BC.