Lucro FGTS: Caixa finaliza depósitos; veja como consultar e quando sacar

Para verificar o saldo e ver quanto foi depositado em sua conta do FGTS, o trabalhador pode utilizar o aplicativo do FGTS. Saiba mais.

No final de setembro, a Caixa Econômica Federal concluiu os repasses correspondentes aos lucros do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS. Ao todo, 88,6 milhões de trabalhadores tiveram os valores creditados em suas contas do FGTS. O montante que a Caixa distribuiu destes lucros foi de R$ 8,129.

continua depois da publicidade

Os valores repassados correspondem ao lucro líquido referente a 2020 e são 96% de todo o valor. Porém, é necessário entender que esse dinheiro não pode ser simplesmente sacado após o depósito. As regras de saque permanecem as mesmas nas situações permitidas e previamente estipuladas em lei.

Existem opções de retirada de uma parte do saldo através do saque-aniversário para aqueles que já aderiram e poderão sacar no mês de nascimento. Ao todo, a arrecadação da Caixa Econômica Federal foi de R$ 8,467 bilhões no ano passado. Aqueles que tinham saldo até 31 de dezembro do respectivo ano receberam a participação pelo lucro adquirido.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que quem tiver mais de uma conta do FGTS recebe o valor correspondente em cada uma delas. Para chegar ao valor que foi depositado e conferir, é necessário multiplicar o saldo do FGTS até 31 de agosto de 2020 por 0,01863517.

Como consultar o saldo

Para verificar o saldo e ver quanto foi depositado em sua conta do FGTS, o trabalhador pode utilizar o aplicativo do FGTS, que está disponível gratuitamente para sistemas Android e IOS.

Após baixar o aplicativo, basta fazer o login com os dados do CPF  e senha para ter acesso detalhado dos depósitos realizados. Também é possível conseguir realizar a consulta por intermédio do extrato, solicitando diretamente na Caixa Econômica Federal.

continua depois da publicidade

Quando será possível sacar

O fato de o valor dos lucros do FGTS ter sido repassado pela Caixa para as contas dos trabalhadores, por sua vez, não indica que esse poderá ser sacado. As regras continuam as mesmas, ou seja, demissão sem justa causa, financiamento da casa própria, casos de algumas doenças crônicas, entre outras.

Também é possível optar pelo saque-aniversário em que pode ser retirado uma parte na data do aniversário ou até dois meses depois.