Novo saque PIS/Pasep: confira quem poderá retirar o abono em 2022

PIS/Pasep deve pagar dois abonos salariais no ano de 2022. Entenda quem pode sacar o dinheiro e como obter o dinheiro.

Em 2022, o governo federal deverá pagar o abono salarial do PIS/Pasep. O dinheiro é um direito de trabalhadores formais que atuem na área pública ou privada. Para receber o recurso, é preciso que a pessoa se enquadre nas regras do abono. Veja quem pode sacar o abono salarial do PIS/Pasep.

continua depois da publicidade

Todo o dinheiro do PIS/Pasep é depositado no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), onde fica rendendo até a liberação. Os repasses são feitos de forma mensal por empresas privadas e também pela administração pública, dependendo de onde o trabalhador atua. Os saques podem chegar a um salário mínimo.

PIS/Pasep deve ser pago somente em 2022

A pandemia provocou o adiamento dos repasses do PIS/Pasep. Em 2021, o governo pagou o ano-base de 2019 até o mês de junho. Ou seja, o ano-base de 2020 ainda não foi repassado aos trabalhadores.

continua depois da publicidade

Sendo assim, a previsão é de quem em 2022 dois pagamentos do PIS/Pasep sejam feitos. O primeiro correspondente ao ano-base de 2020 (atrasado) e o segundo do ano-base de 2021. No entanto, ainda não houve anúncio oficial dos respectivos calendários de repasses.

Quem pode sacar o abono do PIS/Pasep em 2022

Para receber o PIS/Pasep, a pessoa precisa trabalhar formalmente em órgão público ou na iniciativa privada. Além disso, deve seguir as regras abaixo:

  • Ser registrado no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado por ao menos 30 dias no ano-base do saque;
  • Possuir ganhos mensais médios de até dois salários mínimos;
  • Ser inscrito na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

O dinheiro é pago de forma proporcional, sendo um salário mínimo se a pessoa trabalhou um ano completo e assim por diante, com o mínimo de 30 dias.

continua depois da publicidade

Saque do PIS/Pasep: como funciona

De acordo com a legislação vigente, o PIS é pago aos trabalhadores formais da iniciativa privada. O repasse é feito pela Caixa Econômica Federal anualmente. Para sacar o dinheiro, é necessário ir até uma agência com um documento de identidade em mãos.

Quem tem o Cartão Cidadão pode sacar nas lotéricas ou nos postos de autoatendimento. Dúvidas? Ligue no telefone 0800-726-0207 da Caixa.

Por sua vez, o Pasep é depositado diretamente nas contas dos servidores públicos pelo Banco do Brasil (BB). Sendo assim, o dinheiro pode ser sacado via caixa eletrônico do BB. O telefone de atendimento é o 0800-729-0001.

continua depois da publicidade