Auxílio emergencial não está disponível na sua conta do Caixa Tem? Veja o que fazer

Os valores são depositados nas poupanças digitais pelo aplicativo Caixa Tem, com o objetivo de facilitar o acesso dos beneficiários.

O saque da 7ª parcela do auxílio emergencial está chegando ao fim. No entanto, alguns beneficiários tem se queixado de não receber suas parcelas devidamente pelo aplicativo Caixa Tem.

continua depois da publicidade

Os erros mais comuns, apontados pelos usuários do aplicativo Caixa Tem, são as falhas de instabilidade no sistema, como erro na visualização do saldo (valor zerado) e o atraso no pagamento das parcelas. Muitas denúncias foram feitas ao longo de 2020, especialmente quanto à demora e dificuldade de acesso aos valores do benefício.

Os valores são depositados nas poupanças digitais pelo aplicativo Caixa Tem, com o objetivo de facilitar o acesso dos beneficiários, sem a necessidade de ir até uma agência física e, consequentemente, evitar aglomerações. Mas esse atraso no recebimento dos valores tem prejudicado os beneficiários que dependem do auxílio para mitigar os efeitos da crise econômica.

continua depois da publicidade

Então, o que fazer se o auxílio emergencial não constar no Caixa Tem? Nesses casos, recomenda-se que o beneficiário reúna provas de que o auxílio emergencial não consta no Caixa Tem, por meio de:

  • Prints que comprovem atraso nos pagamentos;
  • Registro de ligações para a Caixa Econômica Federal; e
  • Cópia das reclamações no PROCON ou no site do consumidor.

Contudo, lançar mão dos recursos judiciais para resolver esses problemas deve ser o último recurso. Antes de recorrer à Justiça, o beneficiário precisa tentar outras opções viáveis diretamente com o agente pagador, no caso a Caixa.

Ou seja, buscar orientações e informações nas agências na Caixa Econômica Federal ou canais de atendimento. Sempre mantendo anotado, ou registrado de alguma maneira, o número dos protocolos, das datas e horários das ligações e nome dos funcionários.

continua depois da publicidade

Canais de atendimento e dúvidas da Caixa