Como consultar seu Número do Benefício (NB) do INSS? Entenda aqui

Caso o segurado tenha perdido ou não tenha recebido, mesmo elegível para o benefício, existem algumas maneiras de conseguir essa informação.

Quando alguém é aprovado para receber benefícios previdenciários por intermédio do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, tais como aposentadoria, pensão e outros, automaticamente é gerada uma identificação numérica. Ela é chamada de Número do Benefício – NB, sendo enviada para o endereço do segurado.

continua depois da publicidade

O objetivo é de identificar o respectivo beneficiário, sendo que, por meio desse, é possível consultar suas informações, ter acesso a data de pagamento, entre outros. Caso o segurado tenha perdido ou não tenha recebido, mesmo elegível para o benefício, existem algumas maneiras de conseguir essa informação.

Vale ressaltar que esse número, em alguns casos, é igual ao PIS/Pasep. Para consultá-lo pela internet, basta seguir o passo a passo que vamos ensinar logo abaixo.

continua depois da publicidade

1º passo

Busque em sua loja de aplicativos pela plataforma Meu INSS, disponível para iOS e Android. Baixe em seu celular, caso ainda não tenha.

2º passo

Após baixar o aplicativo, será necessário fazer o login na plataforma. Caso não tenha registro, basta ir em “Cadastrar” e informar alguns dados que incluem o seu CPF.

3º passo

Ao entrar na plataforma, o número já estará disponível no canto superior direito da tela para consulta. Por meio do telefone 135 da previdência, também é possível ter acesso ao número.

continua depois da publicidade