Prova de vida do INSS recebe novo calendário; confira o que mudou

Os beneficiários que não comprovaram estarem vivos até dezembro de 2020, por exemplo, terão que fazer o procedimento até fevereiro de 2022.

Aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS deverão ficar atentos quanto à obrigatoriedade da prova de vida. O novo calendário já foi divulgado e aqueles que não procederem com a prova de vida poderão ter o benefício bloqueado. O procedimento tem como objetivo evitar fraudes e garantir a preservação do pagamento do benefício ao segurado.

continua depois da publicidade

No início da pandemia, a obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa e perdurou até o dia 01 de junho já de 2021. Em seguida, com o agravamento da crise epidemiológica, ela voltou a ser suspensa no período de outubro até este mês de dezembro. Com o novo calendário, o prazo já foi estipulado para os que não fizeram a prova de vida desde 2020.

Os beneficiários que não comprovaram estarem vivos até dezembro de 2020, por exemplo, terão que fazer o procedimento até fevereiro de 2022. O calendário divulgado detalha o mês de vencimento para realização da prova de vida e o prazo final em 2022. Lembrando que, a partir do próximo ano e de maneira geral, o segurado deverá fazer o procedimento na data correspondente ao seu aniversário.

continua depois da publicidade

O calendário para quem não fez prova de vida desde 2020 ficou na seguinte ordem:

  • Vencimento até dezembro de 2020 deverão fazer em fevereiro de 2022;
  • Vencimento entre janeiro e junho de 2021 deverão fazer a prova de vida em março de 2022;
  • Vencimento entre julho e agosto de 2021 deverão fazer em abril de 2022;
  • Vencimento entre setembro e outubro de 2021 deverão fazer em maio de 2022;
  • Vencimento entre novembro e dezembro de 2021 deverão fazer em junho de 2022.

Para proceder com a prova de vida é necessário comparecer à agência bancária onde recebe o pagamento. Para aqueles que possuem biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), a prova de vida pode ser feita por intermédio do aplicativo Meu INSS. Assim, não haverá a necessidade de deslocar-se até a agência bancária.

Já os que não podem comparecer até uma agência por problemas de saúde, podem agendar a visita em domicílio. Através do telefone 135, é possível realizar o agendamento previamente.

continua depois da publicidade