7 dicas práticas para reduzir o consumo de energia elétrica em casa

Sua conta de luz está alta demais? Veja como gastar menos sem precisar fazer grandes mudanças.

Economizar energia elétrica é bom tanto para o bolso quanto para o meio ambiente. É preciso comprometimento familiar e pessoal para gastar menos luz, e se você não sabe direito como fazer isso, siga as dicas a seguir:

continua depois da publicidade

1. Escolha eletrodomésticos que tenham consumo reduzido de energia

Na hora de comprar uma geladeira nova ou um micro-ondas, por exemplo, opte por produtos que tenham o selo Procel de eficiência energética. Esse selo é a garantia de que o eletrodoméstico foi planejado para gastar menos luz.

2. Não fique muito tempo no banho

O chuveiro elétrico é um grande consumidor de energia, por isso é preciso evitar ao máximo aqueles banhos prolongados sem necessidade. Sempre que puder, escolha o modo “morno” do seu chuveiro, pois a opção “inverno” é a que mais gasta.

continua depois da publicidade

3. Tire o carregador da tomada

Se o seu celular já estiver com a bateria cheia, tire o carregador da tomada, pois, mesmo sem estar conectado ao aparelho, ele ainda usa energia elétrica.

4. Passe as roupas de uma vez só

Se você passa as suas roupas, espere acumular uma boa quantia para passar todas de uma vez só.

5. Opte por lâmpadas LED

As luzes brancas são muito mais econômicas. Só para você ter ideia, as lâmpadas em LED usam até 80% menos de energia quando comparadas com as lâmpadas tradicionais, de luz amarela.

continua depois da publicidade

6. Saiba usar a sua geladeira

Não abra a porta só para ver o que tem na geladeira, evite secar roupas e sapatos na parte de trás do seu refrigerador e, claro, tenha cuidado para que as borrachas de vedação estejam funcionando bem.

7. Não durma com a TV ligada

Se você é do tipo que precisa do barulho da TV para dormir, use o timer e programe o desligamento do aparelho, evitando que ele permaneça ligado a noite toda.

Viu só como economizar energia pode ser mais fácil do que você imagina? Agora é só colocar as nossas dicas em prática e conferir a sua próxima conta de luz.

continua depois da publicidade