Portal Capacitação Cidadania conta com lançamento de novos cursos gratuitos

Nesta quarta-feira (17/12), o Ministério da Cidadania anunciou que três novos cursos estão disponíveis no Portal Capacitação Cidadania. Os cursos estão disponíveis, online e gratuitamente, a partir da próxima segunda-feira (21/12). A iniciativa é uma parceria entre o Governo Federal e instituições de ensino de todo país. continua depois da publicidade Além dos três lançamentos […]

Nesta quarta-feira (17/12), o Ministério da Cidadania anunciou que três novos cursos estão disponíveis no Portal Capacitação Cidadania. Os cursos estão disponíveis, online e gratuitamente, a partir da próxima segunda-feira (21/12). A iniciativa é uma parceria entre o Governo Federal e instituições de ensino de todo país.

continua depois da publicidade

Além dos três lançamentos deste mês, o Portal Capacitação Cidadania disponibiliza outros 26 cursos e diversos tutoriais em modalidade EAD (Ensino a Distância). A plataforma está à disposição de gestores, pesquisadores, técnicos ou qualquer cidadão. As especializações da plataforma são oferecidas deforma gratuita pelo Ministério da Cidadania, e o período de inscrições está aberto.

As temáticas dos cursos do Portal Capacitação Cidadania são divididas em seis diferentes aplicações: Assistência Social; Cadastro Único e Programa Bolsa Família; Avaliação, Gestão da Informação e Planejamento; Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa; Progredir e Educação Financeira; Segurança Alimentar e Nutricional.

continua depois da publicidade

Novos cursos do Portal Capacitação Cidadania

Um dos novos cursos disponibilizados pelo Portal Capacitação Cidadania é o curso “Cadastro Único: conhecer para incluir”, o público-alvo são técnicos e gestores locais de programas sociais, e seu objetivo é a capacitação desses servidores para a utilização do Cad-Único. Essa especialização é o resultado de esforços da Secretaria Nacional do Cadastro Único (SECAD) junto com a Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Outra qualificação é para o “Plano e Portal Progredir”, esse curso tem a intenção de orientar os gestores e técnicos estaduais e municipais a respeito do Plano Progredir e seus eixos de atuação, assim como o Portal Progredir e suas funcionalidades. O conteúdo da qualificação foi desenvolvido de uma parceria entre a SAGI, a Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva (SEISP) e o Instituto Federal Farroupilha.

Por fim, a terceira nova qualificação do Portal Capacitação Cidadania é o curso de “Proteção social no SUAS a indivíduos e famílias em situação de violência e outras violações de direitos: fortalecimento da rede socioassistencial”. Essa é uma especialização direcionada, principalmente, a técnicos de nível superior das equipes de referência dos serviços do SUAS.

continua depois da publicidade

Mas também está disponível para outros profissionais da rede socioassistencial (educadores, cuidadores e demais trabalhadores do SUAS). Esse curso foi estruturado pela SAGI, em parceria com a Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e a Universidade Federal da Bahia.

Como ter acesso aos cursos

Para conseguir acesso aos cursos do Portal Capacitação Cidadania é necessário que os interessados façam um cadastro completo na plataforma, como é explicado nos passos a seguir:

  • Acesse o site da plataforma de cursos EAD;
  • Caso seja a primeira vez que você entra no Portal, selecione no canto esquerdo a opção “Novo usuário” e faça seu cadastro com todos os dados solicitados;
  • Em seguida realize o seu acesso digitando o seu CPF e senha;
  • O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) vai aparecer para você e nele estão os cursos disponíveis pela plataforma, selecione o que você se interessar clicando sobre o Banner do Curso na área “Destaques” ou na categoria “Assistência Social”. Nesta área clique sobre “Cursos” e depois sobre o nome do curso que deseja fazer inscrição;

Os certificados dos cursos do Portal Capacitação Cidadania estarão disponíveis para os participantes que fizerem a Avaliação de Reação e Teste Final, e tiverem um desempenho mínimo de 60%. Para mais informações e entre na sessão “Perguntas Frequentes” ou envie um e-mail para [email protected].

continua depois da publicidade