Esses aparelhos ‘roubam’ sinal de Wi-Fi e você não sabia

Alguns aparelhos domésticos acabam roubando o sinal de Wi-Fi da residência, deixando a conexão mais lenta. Confira aqui alguns aparelhos que agem nesse sentido e procure evitar a interferência causada.

Uma boa conexão Wi-Fi precisa ter alguns cuidados básicos. Dessa forma, é necessário deixar o roteador no lugar certo e evitar a ação de alguns aparelhos que podem roubar o sinal de Wi-Fi sem você saber.

continua depois da publicidade

Se o sinal em casa estiver instável, verifique primeiramente se o roteador está configurado adequadamente. Para isso, deixe o aparelho em um lugar de destaque da casa, para que o sinal flua para todos os cômodos. Além disso, é necessário também prestar atenção em outros fatores, como a posição das antenas.

Mesmo se o sinal da casa permanecer instável, é preciso se atentar ao fato de que existem outros aparelhos que podem estar influenciando no sinal baixo da internet. Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns aparelhos que roubam o Wi-Fi.

continua depois da publicidade

Estes aparelhos roubam sinal de Wi-Fi

Existem conexões que apresentam problemas de conectividade e acabam atrapalhando milhares de usuários que desejam o sinal da internet forte. Além das recomendações padrão, como verificar o local em que o modem está ou até mesmo arrumar as antenas em uma posição melhor, existem outros elementos externos que influenciam na qualidade da conexão.

Portanto, se você deseja navegar na internet sem se preocupar com o sinal baixo, saiba que existem alguns aparelhos que influenciam negativamente na conexão da internet, tornando-a mais fraca. Confira alguns exemplos:

Espelhos

Um grande vilão do sinal de Wi-Fi são os espelhos. Isso porque superfícies metálicas são altamente refletoras, e acabam espalhando o sinal pelo local. Mas, a depender da posição do espelho em casa, ele pode agir como um grande vilão para o sinal de Wi-Fi.

continua depois da publicidade

A dica é não deixar nenhum espelho posicionado em frente ao roteador, pois o sinal pode encontrar algum espelho e sofrer do efeito “bate-e-volta”, que faz com que o sinal não seja propagado de forma correta pelo ambiente.

Micro-ondas e dispositivos sem fio

Os aparelhos de micro-ondas agem como grandes vilões para o sinal de Wi-Fi. Eles funcionam na frequência de 2,4 GHz, que coincide com a frequência usada pela maior parte dos roteadores. Isso também acontece com outros aparelhos sem fio, como alto-falantes, telefones e babás eletrônicas.

Dessa forma, para evitar esse tipo de interferência direta, a melhor alternativa é comprar um roteador “dual-band” e configurá-lo para operar na faixa 5GHz. Ele funciona melhorando a qualidade do sinal da internet a curtas distâncias, sem deixar de cobrir áreas maiores, por exemplo.

continua depois da publicidade

Cabos danificados

Outro grande vilão do sinal do Wi-Fi são os cabos desprotegidos de outras instalações, como antenas parabólicas e seus conectores, além de fios de tv a cabo, de telefones e de outros aparelhos eletrônicos que possam ser encontrados em casa.

Se o problema estiver na antena, basta trocar a fiação. Em caso de conectores ou de fiação de aparelhos que não precisam estar conectados nas tomadas para funcionar, a solução é apenas tirar esses cabos da conexão, para que o Wi-Fi volte a funcionar plenamente.

Paredes de casa

Paredes usualmente são um obstáculo físico que atrapalha o sinal de Wi-Fi. Nessa situação, não há muito o que fazer, como tirar as paredes do caminho para que o sinal funcione normalmente.

continua depois da publicidade

Dessa forma, paredes de tijolo apresentam absorção média do sinal de Wi-Fi. Outros materiais, como gesso e concreto, contribuem formando barreiras muito difíceis de serem transpostas. Assim, o indicado é ficar atento à posição do roteador em casa, para que nenhuma parede possa interferir na qualidade do sinal da internet.

Telas de LCD

Algumas telas, em especial as de LCD, podem funcionar emitindo um tipo de corrente chamada “harmônica”, que se junta à corrente principal, trazendo algumas distorções no formato da onda. Essa interferência acontece na faixa de 2,4GHz, entre os canais 11 e 14.

A interferência desse aparelho pode ser maior, caso exista um monitor externo conectado a um outro aparelho, como um notebook, por exemplo. A solução para evitar esse problema pode ser mudar a faixa de frequência e em casos de não haver roteador dual-band, o canal do Wi-Fi deve ser trocado, principalmente para um canal inferior ao 11.