Grand Prix de Inovação, do Senai, terá prêmios aos vencedores; saiba como participar

A competição do Grand Prix (GP) de Inovação, do Senai, tem quatro áreas temáticas. Confira prêmios, requisitos e demais detalhes.

Já pensou transformar ideias em inovações? Isso é possível através do Grand Prix (GP) de Inovação, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O projeto proporciona aos competidores essa experiência, com uma premiação ao final do evento.

continua depois da publicidade

Quem tem interesse em participar pode se inscrever, gratuitamente, até o dia 13 de outubro. As vagas são para equipes de estudantes do ensino médio, técnico e da graduação. Na competição, os estudantes que participam terão até 72 horas para desenvolverem soluções para desafios da indústria que são propostos por empresas parceiras.

As inscrições podem ser feitas no portal do Senai, especificamente por meio da página do Grand Prix. Lá, também é possível obter todas as informações sobre a competição, as etapas e as premiações.

continua depois da publicidade

Como inscrever uma equipe na competição

O Senai informa que todos os competidores devem fazer a inscrição individualmente e só depois um dos integrantes fará o cadastro da equipe. Nesse momento, também será escolhida a área temática. Lembrando que, nesse ano, o evento será online e vai envolver projetos relacionados com tecnologias de informação e comunicação.

Os competidores terão cada um seu time, que será formado por um grupo de estudantes de três a cinco componentes. A escolha da categoria que cada time vai participar deve ser de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes, que são os seguintes:

  • Júnior: ensino médio e novo ensino médio;
  • Avançado: cursos técnicos, de qualificação ou de aperfeiçoamento;
  • Sênior: graduação tecnológica, bacharelado ou licenciatura.

Áreas temáticas da competição

A competição do Grand Prix (GP) de Inovação, do Senai, tem quatro áreas temáticas. Cada time deve escolher uma para desenvolver o desafio. As temáticas são:

continua depois da publicidade
  • Educação;
  • Tecnologia;
  • Indústria 4.0;
  • Automatização.

Etapas da competição

Com relação às etapas da competição depois que os times efetuarem as inscrições, no período de 8 de setembro a 13 de outubro, eles passarão pelas seguintes etapas:

  • Ideação ao pitch: cada time desenvolverá a solução para o desafio, no prazo de 20 de outubro até 22 de outubro. Lembrando que cada time contará com o suporte de instrutores do Senai, além das empresas convidadas;
  • Entrega: cada time vai enviar a ideia de inovação no dia 22 de novembro, até 23h59 (horário de Brasília). O desafio contempla três entregas de Bmcanvas, protótipo e pitch;
  • Resultado: as equipes conhecerão os vencedores no dia 20 de novembro. O resultado será divulgado pelo do YouTube do Senai play e Saga Senai. Os times são escolhidos através da avaliação dos jurados.

Premiações e medalhas da competição

De acordo com o Senai, as premiações e medalhas do Grand Prix de Inovação para os times vencedores serão:

  • Pré-aceleração da ideia: os vencedores de cada temática receberão créditos no valor de R$ 5 mil para pré-acelerar o projeto em parceria com o Senai;
  • Produtos e cursos gratuitos: os primeiros lugares de cada área temática ganharão a moeda virtual para fazer compras de produtos e cursos no banco de recompensas do Senai;
  • Medalhas: as medalhas serão dadas para as três primeiras equipes de cada área temática, em reconhecimento pelo projeto de inovação.