Eclipse solar acontece neste sábado; saiba onde observar o fenômeno

Em sua totalidade, o espetáculo astronômico somente ficará visível para alguns poucos cientistas na Antártica. Veja onde acompanhar.

Amantes da astronomia vão poder observar, na madrugada deste sábado (04/12), o eclipse solar total ou parcial. Em sua totalidade, o espetáculo astronômico somente ficará visível para alguns poucos cientistas na Antártica.

continua depois da publicidade

Parcialmente, ele poderá ser visto por alguns habitantes do Hemisfério Sul. É o que informa a Nasa, agência espacial americana. O Brasil, infelizmente, não está entre os lugares do Hemisfério Sul em que o fenômeno poderá ser observado.

Mas a boa notícia para os amantes da astronomia brasileiros é de que o eclipse solar total será transmitido ao vivo pela Nasa em seu canal do YouTube e em seu site. A transmissão começa às 3h30 (horário de Brasília), momento do início do eclipse solar total.

continua depois da publicidade

O espetáculo astronômico chega a seu ápice às 4h44 e termina às 5h37. Em um eclipse solar total, o Sol, a Lua e a Terra se alinham de modo que o primeiro é bloqueado quando visto de dentro da sombra da Lua na Terra.