Você sabe qual é o animal mais raro do mundo? Descubra aqui

A variedade de animais e biomas ao redor do mundo é muito grande. Confira, a seguir, o animal mais raro do mundo que pode entrar em extinção.

A diversidade de animais e vegetações ao redor do mundo é impressionante. Cada região possui suas peculiaridades que ornam com o meio em que estão inseridas. Contudo, um fator tem sido comum para alteração dessas belezas: a poluição. Ela vem modificando e alterando sistemas e vidas animais. Confira qual o animal mais raro do mundo.

continua depois da publicidade

A sua raridade, infelizmente, está ligada à extinção. A tartaruga Rafetus Swinhoei, ou tartaruga de casco mole, como é mais conhecida, ganhou o título de animal mais raro do mundo. Ele é um réptil da família Tryonichidae.

Porque ele se tornou o animal mais raro do mundo?

Infelizmente, esse título foi em razão do mau uso da natureza pelos seres humanos. A partir da poluição e péssimas ações em rios, acabaram tornando o exótico animal o mais raro do mundo.

continua depois da publicidade

Além da poluição do meio ambiente, a sua quase extinção tem motivação na popularidade da sua carne e o fato de sua bexiga já ter sido usada para fins medicinais.

Desde 2019, no entanto, o Departamento de Pesca de Hanói, no Vietnã, vem elaborando ações para desenvolver estratégias de descoberta e captura do animal mais raro do mundo.

Qual a origem do animal?

O animal mais raro do mundo é originário da China e Vietnã. A tartaruga Rafetus Swinhoei ficou mais conhecida no ano de 1873 e foi descrita como a mais bonita espécie.

continua depois da publicidade

Estudos refletem que o animal é muito antigo, pois são resultado de isolamento que se deu há mais de 55 milhões de anos atrás. Dessa forma, o isolamento possibilitou que a evolução fosse distinta para cada espécie. O animal de alimenta de caranguejos, peixes, folhas, sapos, caracóis, sapos e plantas aquáticas.

A espécie é aquática e vive em água doce. Elas podem chegar a medir um metro de comprimento. A tartaruga do casco mole é tida, pelos povos do lago vietnamita de Hoan Kiem, como um animal sagrado desde o século 15.