Cachorros entendem palavras mais complexas e até tom de voz, diz estudo

Estudos indicam que eles são capazes de entenderem mais do que palavras de comandos que foram previamente treinadas.

Eles alegram a nossa vida e nossos lares, são sempre carinhosos, brincalhões e uma companhia perfeita para te ouvir quando você quer desabafar sem ser interrompido. Isso mesmo, os cães. Ostentando o título de melhor amigo do homem, os cães realmente nos fazem um bem profundo. O que não imaginávamos é que eles são capazes de entender até palavras mais complexas e, igualmente, o tom de voz.

continua depois da publicidade

Essas conclusões são resultados de uma pesquisa realizada na Hungria, que aponta que os mecanismos neurais são capazes de processar até palavras que são mais rebuscadas. Em linhas gerais, estudos indicam que eles são capazes de entenderem mais do que comandos que foram previamente treinados a eles, tais como: “deita”, “senta”, entre outros.

Os pesquisadores ainda destacaram que essa é a primeira vez que é identificado em um mamífero, não humano, a capacidade de assimilar sons. Uma das explicações é que os animais estão sempre rodeados por humanos e acabam captando esses sons e os assimilando. Para os estudos, foram utilizados cães policiais que ficaram parados ao serem submetidos a exames de eletroencefalograma e ressonância magnética.

continua depois da publicidade

Os cães tinham eletrodos instalados na cabeça e, enquanto isso, seus donos utilizavam algumas palavras diversificadas. Através dos exames de ressonância magnética, os pesquisadores conseguiram mapear os pontos exatos do cérebro do animal onde ocorrem as atividades.

Os cientistas identificaram pelo menos duas partes do cérebro responsáveis por fazer a distinção das palavras. A primeira região é a geral que comporta os gânglios basais. Esses responderam com muita intensidade a sílabas aleatórias. Já a segunda região foi a do córtex auditivo, que foi mais intenso nas palavras estruturadas.