Afinal de contas, como funciona uma Air Fryer? Entenda aqui

Ela possui um mecanismo interno que aquece e lança um ar quente através de ventoinhas que fazem o ar girar em alta velocidade, abrangendo todo o alimento.

Depois que chegou ao mercado, a Air Fryer facilitou a vida de muita gente, além de proporcionar alimentos mais saudáveis sem excessos de gordura. Todas as marcas utilizam a mesma tecnologia na fritadeira e, muitas vezes, o que faz uma ser diferente da outra é só a quantidade de alimentos que consegue fazer.

continua depois da publicidade

O que atrai mais as pessoas na Air Fryer é que ela não precisa de óleo para fritar os alimentos. Mas, como funciona essa tão bem elaborada tecnologia para colaborar com o dia a dia das pessoas? Para entendimento de forma ampla, a Air Fryer funciona por meio de eletricidade, ou seja, é ligada à rede de energia da casa.

Ela possui um mecanismo interno que aquece e lança um ar quente através de ventoinhas que fazem o ar girar em alta velocidade, abrangendo todo o alimento. O ar quente que circula dentro da Air Fryer faz com que o alimento desenvolva uma camada crocante e o processo de fritura abrange de forma muito eficaz a parte interior do alimento.

continua depois da publicidade

A maioria dos alimentos não precisam de óleo, haja vista que o processo de fritura ocorre com a própria água ou gordura do alimento. É excelente para batatas fritas, nuggets, frango e até carne. A fritadeira promove, desse modo, saúde para as pessoas que usam frequentemente.

Os alimentos sem excesso de gorduras, principalmente saturadas, fazem com que você evite quadros de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e inflamatórias. É importante manter sempre a limpeza da sua Air Fryer após o uso. Isso evitará acúmulo de gorduras e sujeiras difíceis de remover.

Para o funcionamento da Air Fryer, as partes mais importantes são a bobina elétrica e as hélices (ventoinhas) que fazem girar o ar quente dentro da área de fritura na bandeja. Na prática, quando a Air Fryer é ligada, a bobina elétrica é acionada e começa a aquecer. A bandeja começa a ficar super aquecida e assim rapidamente ela é aquecida, podendo chegar a marca surpreendente de 300ºC.

continua depois da publicidade

As hélices são acionadas e giram em alta velocidade e promovem a circulação do ar quente dentro do espaço. A própria umidade do alimento é utilizada para fazer com que o alimento seja frito em todas as partes.