Saiba como remover mofo de fotografias sem danificá-las

Para evitar que suas fotos sejam atingidas e danificadas pelo mofo, o ideal é guardá-las em local seco e arejado.

Não são apenas as paredes ou os móveis que são vítimas do mofo. O fungo também costuma se formar nas fotografias quando elas são deixadas em um lugar úmido. Assim, caso você tenha fotos guardadas e não quer correr o risco de ver essas memórias atingidas e danificadas, o ideal é guarda-las em local seco e arejado.

continua depois da publicidade

Mas se suas fotografias já tenham se tornado vítimas do mofo, pode ficar tranquilo, pois é possível remover os esporos sem danificar as fotos, mas desde que o fungo não tenha causado um dano muito grande. Confira as dicas para remover mofo de suas fotografias sem danificá-las.

Separe as fotografias afetadas das outras que não foram

Para evitar correr o risco de danos maiores, é necessário retirar a foto afetada e levá-la para longe das outras fotografias imediatamente. Os esporos de mofo se espalham rapidamente pelo ambiente, então é preciso separar as fotos assim que o fungo começar a aparecer.

continua depois da publicidade

Identifique se o mofo está ativo

Outra dica é identificar se o mofo está ativo ou inativo. Quando ativo, o bolor mantém sinais de umidade, já quando inativo, ele tem um aspecto de pó seco. Caso não consiga diferenciar com um simples olhar, basta passar delicadamente um pano macio sobre o mofo.

Se manchar, é porque o bolor ainda está ativo.

Coloque a fotografia no freezer

Caso você identifique que o mofo está ativo, coloque a fotografia afetada em um freezer por algumas horas. Esse procedimento fará com que o mofo fique inativo, já que ele não sobrevive em um ambiente congelado.

continua depois da publicidade

Limpe os resíduos de mofo

Com o mofo inativo, limpe o resíduo seco da fotografia com um pano macio e não abrasivo ou com uma escova de cerdas macias. Remova todos os resíduos que conseguir e descarte – o em uma lata de lixo.

É importante fazer essa limpeza ao ar livre para eliminar a propagação dos esporos dentro de sua casa.

Aspire a fotografia com uma extensão de mangueira

Uma última dica é aspirar a fotografia afetada usando uma extensão de mangueira estreita em seu aspirador de pó para eliminar detritos microscópicos de mofo. Faça esse procedimento ao ar livre.

continua depois da publicidade