Confira 5 dicas para cuidar de sua begônia em casa

A planta pode ser cultivada tanto em vasos quanto em cobertura de jardins.

A begônia é uma das flores de jardim mais cultivadas em todo o mundo. Fácil de cuidar, ela apresenta cores únicas e folhagens verdes ou avermelhadas que compõem uma decoração original e exuberante. Floresce na maior parte do ano, e por isso, é perfeita para ser cultivada em jardins, em vasos decorativos ou ainda para ser um presente especial para alguém.

continua depois da publicidade

A begônia apresenta mais de mil espécies, mas apesar da grande diversidade dos gêneros, os cuidados são semelhantes. Confira cinco dicas para cuidar da begônia em casa.

1. Substratos para begônia

Em relação às begônias, é sempre bom ressaltar que a parte principal do solo e do substrato é a drenagem. Assim, para quem cultiva a planta é recomendável buscar substratos que garantam que a água não ficará acumulada no fundo do vaso. Uma boa estratégia para evitar esse acúmulo é usar um filtro de drenagem.

continua depois da publicidade

Para isso, o vaso deve ser forrado com o filtro. Em seguida, deve ser colocado o substrato. Uma receita básica de substrato benéfica para as begônias é a seguinte:

  • 1 ½ medida de húmus de minhoca;
  • 1 ½ de terra;
  • 3 medidas de fibra de coco;
  • 2 medidas de areia;
  • 2 medidas de vermiculita.

Agora, é só misturar todos os produtos e o substrato para a begônia estará pronto.

2. Rega da begônia

A begônia é uma planta que precisa ser aguada com frequência, apesar de não gostar de ficar úmida. Isso porque, o solo úmido provoca o apodrecimento de sua raiz e ainda causa a queda das folhas, deixando o caule desprotegido e vulnerável ao ataque de pragas de fungos.

continua depois da publicidade

Para evitar esse problema, é preciso regar a begônia assim que o solo estiver seco e, de preferência, realizar a rega ainda na parte da manhã, pois isso dará tempo para que a água acumulada no fundo evapore. Essa dica vale tanto para begônias cultivadas em vaso quanto em coberturas de jardins.

3. Iluminação para begônia

A iluminação ideal para a begônia vai depender do tipo de espécie, já que cada uma tolera um nível diferente de exposição à luz. Por exemplo, os tipos de begônias que servem como coberturas de solo aguentam um amplo período de iluminação direta.

Enquanto isso, as begônias de densa folhagem, principalmente as de tom verde-claro, não suportam luz direta e nem muito calor. Elas podem até tomar um pouco de sol na parte da manhã, mas rapidamente devem ser abrigadas do calor e do sol forte do meio-dia.

continua depois da publicidade

4. Poda da begônia

Um dos motivos que faz a begônia ser de fácil cultivo é que, além de ser uma planta resistente, ela não necessita ser podada. Mas isso somente se aplica se o exemplar estiver em um tamanho que já não é eficiente para o local em que a planta se encontra.

A única exigência da begônia é que ela seja limpa, ou seja, que seja retirada as folhas secas e murchas do caule e as que caíram na terra. Isso é preciso para que as folhas danificadas não impeçam de o fluxo de nutrientes ser distribuído para toda a planta.

5. Fertilizantes para begônia

Pelo fato de ser resistente, a begônia precisa ser fertilizada somente a cada três meses ou em períodos de estações secas. A fertilização garantirá a saúde da planta e o processo de florescimento, pois deixa o solo dotado de nutrientes.

continua depois da publicidade

O fertilizante ideal para a begônia é o balanceado, neutro, de liberação lenta e preferencialmente orgânico, como a exemplo do adubo tipo NPK 10-10-10. Vale notar que antes de ser aplicado na begônia, as instruções da embalagem devem ser lidas para garantir a realização da fertilização no período correto.