Confira 6 maneiras eficientes para acalmar o seu cachorro

Por mais que você seja um ótimo tutor, é normal que seu cachorro fique agitado demais de vez em quando, por isso selecionamos dicas para resolver o problema.

Se o seu doguinho às vezes fica agitado demais e você não sabe exatamente o que fazer para acalmá-lo, a lista a seguir será de grande ajuda. Nela, explicamos como fazer com que os cães fiquem menos agitados e aprendam a ter comportamentos mais positivos.

continua depois da publicidade

1. Socialize seu cãozinho

Cães que ficam só em casa ou no apartamento tendem a se agitar quando convivem com outras pessoas ou outros animais. Por isso, treine a socialização do seu pet desde cedo, enquanto ainda é filhote, para que ele conviva com outras pessoas, inclusive crianças, e também outros animais sem que isso se torne motivo para que ele fique ansioso e agitado demais.

2. Faça passeios diários

Ter um cachorro dá trabalho, por isso é fundamental pensar duas vezes antes de adotar ou comprar um bichinho. Para que o cachorro seja saudável, é fundamental levá-lo passear pelo menos duas vezes ao dia.

continua depois da publicidade

Dessa forma, ele gasta energia e tem diversos outros estímulos sensoriais, o que diminui sua agressividade e o deixa mais feliz.

3. Estabeleça uma rotina

Assim como acontece conosco, os animais também ficam ansiosos quando não conseguem prever o que vai acontecer ao longo do dia. Crie rotinas em relação aos horários de passeio, de petisco, de comida, de banho e de brincadeiras. Dessa forma, o cachorro entenderá quando as atividades estão perto de acontecer e seus níveis de ansiedade serão bem mais baixos.

4. Contrate um adestrador

Se o seu cachorro continua agitado e agressivo mesmo depois de você estabelecer rotinas, trabalhar a socialização e criar boas rotinas, é fundamental buscar a ajuda de um adestrador.

continua depois da publicidade

Esse profissional sabe reconhecer os sinais dados pelo cachorro e é capaz de intervir de forma personalizada, conforme as suas demandas e as do seu cão.

5. Aposte em brinquedos legais

Cachorros adoram brincar, mas isso não significa que você pode deixá-lo a vida toda apenas com uma bolinha ou outro brinquedinho básico. Existem inúmeras opções de brinquedos para os cães, você só precisa escolher um que seja ideal para o tamanho do seu pet: compre mordedores, bolinhas, brinquedos tipo chocalho e outras opções que estimulem seu cãozinho de formas variadas.

Brincar com ele é extremamente importante. E aí, gostou das dicas? Esperamos que elas ajudem seu cachorro a ter mais qualidade de vida.

continua depois da publicidade