Não erre mais: saiba como conservar alimentos na sua geladeira

É importante entender o que colocar em cada compartimento e, por último, como organizar e como manter a temperatura ideal.

Muita gente sofre com o processo de conservação dos alimentos na geladeira. Nem todo mundo acerta como fazer para manter os alimentos de uma forma que conservem por mais tempo. Para acabar com esse problema, vamos te dar algumas dicas importantes. O primeiro passo é saber o que deve ir para geladeira e o que não deve.

continua depois da publicidade

Também é importante entender o que colocar em cada compartimento e, por último, como organizar e como manter a temperatura ideal. Inclusive, devemos saber que alimentos como leguminosos, enlatados, açúcares e outros que não foram cozidos não devem ir à geladeira. Por outro lado, carnes, alimentos cozidos, ovos, leite e outros precisam ser conservados no eletrodoméstico.

Além do mais, é necessário identificar onde cada produto deve ficar em sua geladeira. Nas prateleiras superiores, devem ficar alimentos como leite, alguns enlatados que já foram abertos, entre outros alimentos que possuem maior necessidade de refrigeração. Nas prateleiras mais baixas, é possível colocar frutas, verduras e outros alimentos que já possuem, inclusive, uma caixa específica para eles.

continua depois da publicidade

A porta da geladeira é ideal para bebidas como refrigerantes, por exemplo. Também cabem temperos e vidros com conservantes (azeitona, milho verde, ervilha e outros). O freezer da geladeira é mais utilizado para produtos que estão expostos a ações de micro-organismos, tais como: carnes e peixes.

Vale ressaltar que é recomendado separar porções pequenas. Uma vez descongelado, não é recomendado colocar novamente para ficar descongelando várias vezes. A temperatura de sua geladeira deve ficar abaixo de 5º C para que possa conservar bem os alimentos. Evite ao máximo levar alimentos quentes à sua geladeira por dois motivos: podem estragar a geladeira e, segundo, podem facilitar o desenvolvimento de micro-organismos.

Caso queira guardar alguma sobra de alimentos do café, almoço ou jantar, espere esfriar e depois coloque em vasilhas bem tampadas que não permitam a exposição do alimento. Uma dica valiosa é colocar numa vasilha limpa e bem tampada e inserir dentro de um recipiente que tenha água e gelo, como se estivesse em banho maria.

continua depois da publicidade