Tudo Bahia
Portal de Notícias

Você sabe qual foi o primeiro Papa da Igreja Católica? Descubra aqui

Conforme a tradição Católica Apostólica Romana, o primeiro Papa da história foi o apóstolo Pedro.

A história do papado é tradicionalmente parte da fé cristã defendida pela Igreja Católica Apostólica Romana ao longo dos séculos. O Papa é líder máximo da igreja e Bispo de Roma, sendo que o nome é um termo carinhoso para “pai”, derivando do latim “Papa” e grego “Pappas”, ambas com mesmo sentido etimológico.

O Papa também é chamado de Santo Padre e o atual líder papal é o argentino Jorge Mario Bergoglio, que foi escolhido no segundo dia do conclave para escolha do novo Papa e resolveu adotar o nome de Francisco. 

Conforme a tradição Católica Apostólica Romana, o primeiro Papa da história foi o apóstolo Pedro. O mesmo era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele chamava-se Simeão pela tradição judaica, mas é mencionado na bíblia como Simão, uma forma grega do nome. Assim, seu nome era “Simão Ben Jonas”, esse último em referência ao seu patriarca.

Vale ressaltar que o grego era a língua dominante no mundo antigo. Segundo os relatos bíblicos, o nome Pedro foi dado por Jesus em um diálogo com o apóstolo. Embora ele fosse da cidade de Betsaida, acredita-se que ele residia em Cafarnaum, sendo a primeira apenas seu berço natal.

A profissão do primeiro Papa era pescador, assim como a tradição aponta seu pai, Jonas, como pescador também. A bíblia confirma que Pedro tinha um irmão pescador chamado André, que também se tornou seguidor de Cristo.

Desde Pedro, considerado o primeiro Papa, já foram 265 líderes católicos no cargo de Bispo de Roma. Essa quantidade remonta há mais de 2 mil anos de história eclesiástica. Uma curiosidade que as pessoas não sabem é que qualquer um que seja batizado pode ser eleito Papa. O que ocorre é que, em uma situação semelhante a essa, o escolhido passaria por todo o processo de nomeação.

Ser o Papa é ser nomeado Bispo de Roma, sendo o líder mundial. A referência ao apóstolo Pedro como o primeiro Papa da história da igreja é tão forte que o Papa, no ato de sua nomeação, recebe uma joia chamada de “Anel do Pescador” feita em ouro puro e que traz o nome do Papa atual e uma gravura de um homem lançando uma rede de pesca. Nesse caso, entende-se a figura de São Pedro.

Uma curiosidade bastante interessante é que, embora os padres e Papas façam votos de castidade, a bíblia relata que o primeiro Papa – Pedro – era casado, haja vista que, em um dos relatos bíblicos, Jesus realiza um milagre de cura na sogra de Pedro.

O apóstolo Paulo, numa carta escrita aos Coríntios, também menciona uma esposa de Pedro para que ela pudesse ir com ele às missões da igreja primitiva. Nesse texto, Pedro é chamado de Cefas, outro nome do qual era conhecido. 

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais