Você sabe qual foi o primeiro Papa da Igreja Católica? Descubra aqui

Conforme a tradição Católica Apostólica Romana, o primeiro Papa da história foi o apóstolo Pedro.

A história do papado é tradicionalmente parte da fé cristã defendida pela Igreja Católica Apostólica Romana ao longo dos séculos. O Papa é líder máximo da igreja e Bispo de Roma, sendo que o nome é um termo carinhoso para “pai”, derivando do latim “Papa” e grego “Pappas”, ambas com mesmo sentido etimológico.

continua depois da publicidade

O Papa também é chamado de Santo Padre e o atual líder papal é o argentino Jorge Mario Bergoglio, que foi escolhido no segundo dia do conclave para escolha do novo Papa e resolveu adotar o nome de Francisco. 

Conforme a tradição Católica Apostólica Romana, o primeiro Papa da história foi o apóstolo Pedro. O mesmo era um dos doze apóstolos de Jesus Cristo. Ele chamava-se Simeão pela tradição judaica, mas é mencionado na bíblia como Simão, uma forma grega do nome. Assim, seu nome era “Simão Ben Jonas”, esse último em referência ao seu patriarca.

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que o grego era a língua dominante no mundo antigo. Segundo os relatos bíblicos, o nome Pedro foi dado por Jesus em um diálogo com o apóstolo. Embora ele fosse da cidade de Betsaida, acredita-se que ele residia em Cafarnaum, sendo a primeira apenas seu berço natal.

A profissão do primeiro Papa era pescador, assim como a tradição aponta seu pai, Jonas, como pescador também. A bíblia confirma que Pedro tinha um irmão pescador chamado André, que também se tornou seguidor de Cristo.

Desde Pedro, considerado o primeiro Papa, já foram 265 líderes católicos no cargo de Bispo de Roma. Essa quantidade remonta há mais de 2 mil anos de história eclesiástica. Uma curiosidade que as pessoas não sabem é que qualquer um que seja batizado pode ser eleito Papa. O que ocorre é que, em uma situação semelhante a essa, o escolhido passaria por todo o processo de nomeação.

continua depois da publicidade

Ser o Papa é ser nomeado Bispo de Roma, sendo o líder mundial. A referência ao apóstolo Pedro como o primeiro Papa da história da igreja é tão forte que o Papa, no ato de sua nomeação, recebe uma joia chamada de “Anel do Pescador” feita em ouro puro e que traz o nome do Papa atual e uma gravura de um homem lançando uma rede de pesca. Nesse caso, entende-se a figura de São Pedro.

Uma curiosidade bastante interessante é que, embora os padres e Papas façam votos de castidade, a bíblia relata que o primeiro Papa – Pedro – era casado, haja vista que, em um dos relatos bíblicos, Jesus realiza um milagre de cura na sogra de Pedro.

O apóstolo Paulo, numa carta escrita aos Coríntios, também menciona uma esposa de Pedro para que ela pudesse ir com ele às missões da igreja primitiva. Nesse texto, Pedro é chamado de Cefas, outro nome do qual era conhecido. 

continua depois da publicidade