Tudo Bahia
Portal de Notícias

Confira dicas e truques para escolher alface fresca no mercado

A alface pode apresentar folhas lisas ou crespas e suas variedades destacam-se além da verde, podendo variar para a roxa.

Uma das hortaliças mais presentes na mesa do brasileiro, sem dúvidas, é a alface. Ela possui muitos nutrientes, como vitamina C e carotenóides. Mas, para que a alface seja devidamente utilizada, é preciso observar sua qualidade na hora da compra. Para tanto, será necessário que descubramos, inicialmente, quais os tipos que existem da alface e quando estão, de fato, boas para serem adquiridas.

Geralmente, a alface pode apresentar folhas lisas ou crespas e suas variedades destacam-se além da verde, podendo variar para a roxa. Assim, já sabemos como se apresentam as qualidades da alface, agora é acertar na qualidade para poder levar para casa. Muitas vezes, a conservação do produto no próprio mercado interfere na qualidade.

É importante observar se as folhas estão vívidas ou murchas. Caso estejam mais murchas, não é recomendado comprar. Já desgastadas, elas perdem tempo útil e poder de nutrição. A alface fresquinha apresenta um sabor atraente e fresco. Mas, ao ficarem mais murchas, acabam apresentando até gosto amargo.

Por isso, observe a qualidade das folhas. Isso será fundamental para preservá-las por mais tempo em sua casa e, também, para que você tenha uma salada, por exemplo, mais saborosa. Verifique também se as folhas não estão amassadas ou desgastadas e com manchas amareladas.

Quando não estão 100% “sadias”, as folhas tendem a apresentar alguns pigmentos e tons amarelados. Essas folhas não são as melhores para serem consumidas. O armazenamento no supermercado deve ser feito em gôndolas refrigeradas a uma temperatura agradável.

Os pontinhos escuros são mais perigosos. Podem ser sinal de fungo nas folhas e aí não é recomendado comprá-las.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais