Linguagem corporal dos gatos: entenda o que seu pet quer lhe dizer

Através de alguns sons que emitem, os gatos também podem se comunicar, sempre tentando mostrar algo que querem ou denunciar um incômodo.

Os animais também possuem formas de se expressarem, mas a comunicação é por meios de gestos e linguagem corporal. Através de alguns sons que emitem, os gatos também podem se comunicar, sempre tentando mostrar algo que querem ou denunciar um incômodo. Nós sempre interpretamos, historicamente, os gatos como difíceis de serem compreendidos, por isso achamos que eles não se comunicam.

continua depois da publicidade

Miados

Através dos miados, os gatos podem manifestar diferentes sentimentos, como felicidade, medo e dor. Quando o miado do gato é muito mais alto que o normal e bem agudo, sempre do nada, pode ser sinal de dor ou de que ele esteja em um eminente perigo.

Já se for aquele miado insistente ao seu pé, pode ser que ele esteja denunciando uma fome e querendo comida.

continua depois da publicidade

Uivo

O gato solta uma espécie de uivo, geralmente quando estão enfrentando outro gato, ou simplesmente tentando atrair uma fêmea para o acasalamento. Caso o gato solte o uivo dentro de casa, pode ser sinal de que esteja querendo sair.

Movimento das orelhas

Através do movimento das orelhas, o felino manifesta algumas sensações. Pode ser que ele esteja se sentindo ameaçado em alguma situação ou que não esteja muito satisfeito com alguma atitude sua.

Mover orelhas para os lados e para trás pode demonstrar a atitude do gato. Quando está com medo ou insatisfeito, geralmente ele manifesta as orelhas para trás e emite um som parecido com assobio.

continua depois da publicidade

Movimento da cauda

São muitas as sensações que se pode comprovar através do movimento da cauda de seu gato. Ela pode indicar desde afeto até empolgação com o respectivo momento.

Se o gato estiver com seu rabo batendo e agitado, é melhor se afastar. Significa que ele pode estar enfurecido e em situação de ataque.

Ronronados

O ronronar dos gatos dizem muito sobre um estado de bem-estar, afeto ou simplesmente satisfação quando estão se alimentando. Muitas vezes quando está no colo do tutor, o gato emite esse ronronar e ele quer dizer satisfação com você, afeto.

continua depois da publicidade

Em algumas vezes, o ronronar pode ser para pedir comida ao tutor e é importante ficar ligado a esse sinal.