Abacate faz bem para o coração; veja 7 dos seus principais benefícios

Abacate é um fruto com tantos nutrientes, vitaminas e sais minerais que ajudam a manter o corpo saudável.

Um fruto delicioso e rico em vitaminas, potássio e fibras. Um alimento cheio de sabor e que pode ser servido tanto em pratos salgados como doces. Assim é o abacate. Delicioso e ainda medicinal. Suas propriedades são tantas, além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

continua depois da publicidade

O abacate contém os seguintes componentes:

  • Vitaminas A, B, C, E e K;
  • Potássio;
  • Sais minerais: ferro, cálcio e fósforo;
  • Cobre;
  • Magnésio;
  • Rico em fibras;
  • Betassitosterol;
  • Glutatoína;
  • Gordura monoinsaturada.

Importante também lembrar que ele ainda ajuda a emagrecer. As fibras ajudam na dieta, mas é necessário consumir em pequenas quantidades porque o abacate tem muitas calorias.

continua depois da publicidade

Para conservar o abacate, basta guardar após aberto em um saco plástico ou envolver em um plástico filme. Mas é necessário deixar o caroço na parte que ainda não foi consumida para guardar.

Previne doenças cardíacas

Por ser rico em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas ajuda a prevenir as doenças cardíacas porque diminui os marcadores sanguíneos ao reduzir o colesterol total e os triglicerídeos. Sendo um importante fruto porque favorece ao aumento do colesterol HDL, considerado o bom, que evita o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Outra vantagem do abacate é na redução da pressão arterial, já que tem muito potássio e magnésio.

continua depois da publicidade

Reduz o nível de colesterol

O fruto contém betassitosterol que ajuda na redução dos níveis de colesterol e também de triglicerídeos. O fitonutriente encontrado no abacate é uma descoberta importante e pode ajudar no combate ao colesterol.

O alimento também ajuda a aumentar o colesterol bom, o HDL.

Previne alguns tipos de câncer

A glutatoína presente no abacate que é um antioxidante pode ajudar a proteger contra o câncer de garganta e o oral. Também as vitaminas presentes como A, complexo B, C e E podem auxiliar e neutralizar a formação dos radicais livres. Isso diminuiria o processo de estresse oxidativo.

continua depois da publicidade

Também a gordura monoinsaturada tem efeito anti-inflamatório e anticancerígeno.

Ganho de massa muscular

Ajuda a ganhar massa muscular. Isso acontece quando o fruto é consumido antes de alguma atividade física. O motivo, as gorduras boas encontradas no abacate que garantem energia para a realização do exercício.

O potássio presente no abacate ajuda a evitar cãibras e também fadiga.

continua depois da publicidade

Hidrata os fios de cabelo

Por ser rico em vitaminas B e E, além de gorduras, o fruto é muito bom para os cabelos. A aplicação do fruto no cabelo ajuda a hidratara, dar brilho e crescer os fios.

Evita o envelhecimento da pele

Já ao comer, ajuda a pele a evitar estrias, rugas e celulite. Por ter vitamina C, acaba favorecendo a metabolização do colágeno. E o antioxidante presente no abacate ajuda a prevenir o envelhecimento das células. Ajuda a manter a elasticidade.

Combate a anemia

O ácido fólico presente no abacate, quando consumido regularmente, pode estimular a formação de células sanguíneas. Essas células são os glóbulos vermelhos (hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas, sendo um importante fruto na prevenção e melhora da anemia.