Afinal, por que a água do mar é salgada? Entenda aqui

O sal presente no mar surge em razão da ação da água no desgaste das rochas litorâneas.

Muita gente se pergunta: por que a água do mar é tão salgada? Antes de tudo, é preciso desfazer um mito de achar que a água naturalmente se torna salgada devido ao próprio mar desenvolver o sal. A verdade é que a ação de rochas e de rios são os maiores provocadores da salinização dos mares.

continua depois da publicidade

O sal presente na água do mar surge em razão da ação da água no desgaste das rochas litorâneas. Outro fator que também colabora são os rios que mais desgastam as rochas e levam sais minerais para a água do mar, onde desaguam. Embora a água dos rios sejam doces, eles acabam depositando todo esse mineral no mar.

Aí entra mais um fator importante: a evaporação. A ação da evaporação é muito importante. Quando a água dos oceanos é evaporada, a concentração de sal permanece. Os oceanos são responsáveis por cerca de 83% do vapor lançado na atmosfera, mas somente 76% se transformam em chuvas que caem sobre os oceanos.

continua depois da publicidade

O problema da salinização passa então pelo crivo da quantidade de chuvas. Isso indica que, como chove mais onde se formam as bacias hidrográficas dos rios, eles recebem mais água que evapora, o que já não ocorre com os oceanos. Nos rios, chove mais que evapora, enquanto nos oceanos ocorre ao contrário.

Ao desaguarem no mar, os rios acabam levando ainda mais propriedades minerais, como íons e todos os sais minerais que são oriundos das rochas desgastadas. Um dado interessante é que, para manter o equilíbrio da salinização dos mares, os animais marinhos são fundamentais.

Haja vista que os crustáceos, ouriços e demais animais que formam a fauna marinha utilizam esse sal para vários fins da vida aquática, como construir conchas, carapaças, por exemplo. Caso não ocorra esse equilíbrio, o excesso de sal poderia inviabilizar a vida.

continua depois da publicidade

Um bom exemplo disso é o Mar Morto, que na verdade se trata de um lago, não obstante o nome, que é alimentado pela águas do Rio Jordão, entre Israel e Jordânia. Devido à densidade do sal, não possui vida, exceto uma espécie rara de bactéria.