Seu cabelo está ressecado? Confira dicas indispensáveis para hidratar os fios

Nesse processo, será importante passar pelas fases que envolvem hidratação, umectação, nutrição e reconstrução.

Um de nossos inimigos é o ressecamento dos cabelos, que deixa as pontas quebradiças. Os cuidados básicos são fundamentais para evitar o ressecamento, que, aliás, é provocado por diversos fatores. Cabelos ressecados podem ser resultado de efeitos climáticos ou até mesmo problemas físicos. Para o tratamento, é importante ter um cronograma capilar que envolve diversas etapas.

continua depois da publicidade

Para o cabelo manter-se hidratado naturalmente, o couro cabeludo produz a oleosidade necessária que mantém os fios. Quando essa produção de oleosidade é pequena ou deixa de ocorrer na medida necessária, os cabelos tendem a ficarem secos. Como uma planta sem água que tem a tendência de secar, assim ocorre com os cabelos sem a presença da quantidade de oleosidade necessária.

Não muito diferente, o uso excessivo de secadores e pranchas de cabelo podem promover esse mesmo problema. Os cabelos secos podem apresentar ineficiência de lipídios e proteínas, sendo necessário a reposição através de procedimentos capilares.

continua depois da publicidade

O desenvolvimento de um cronograma capilar é fundamental, mas é necessário avaliar o tipo do seu cabelo. Nesse processo, será importante passar pelas fases que envolvem hidratação, umectação, nutrição e reconstrução. A identificação do tipo de cabelo é importante, sendo que temos os cabelos saudáveis, ressecados, porosos e muito danificados.

O primeiro passo para todo e qualquer tratamento capilar é a hidratação; tudo começa com esse processo. Através da hidratação, recuperamos alguns nutrientes, devolvendo a oleosidade natural do cabelo. Nesse processo, toda água perdida pela fibra capilar é recuperada através da hidratação.