Conheça a cidade mais fria do mundo

Localizada na Sibéria, no leste do território russo, a cidade registra a temperatura dos -50 °C, podendo ultrapassar esse número em algumas épocas do ano.

Você já imaginou viver em um lugar cuja temperatura pode ultrapassar os -50 °C? Achou impossível? Pois saiba que cerca de 900 pessoas vivem em um local com esse frio intenso, que é o vilarejo russo de Oymyakon, considerado a cidade mais fria do mundo. Lá, a temperatura mínima durante os meses de dezembro a fevereiro é de -50 °C. Para fins de comparação, a mais baixa temperatura já registrada foi de -71,2 °C.

continua depois da publicidade

A cidade está localizada na Sibéria, no leste do território russo. Em virtude das baixas temperaturas, seus habitantes têm uma vida um tanto particular. Por exemplo, durante um mês, as crianças não podem ir à escola. Quando alguém morre é preciso acender uma fogueira para derreter o gelo, pois, caso contrário, não é possível abrir o buraco da sepultura.

As casas em Oymyakon não possuem água corrente porque, em virtude do frio intenso, os canos congelam. Os habitantes da cidade obtêm água potável através de raspagens no gelo formado em um dos rios que cruzam o território.

continua depois da publicidade

A água para uso doméstico é retirada de mananciais de águas termais presentes na região. Todos os dias a água é carregada para a cidade por meio de um caminhão-tanque. O aquecimento é fornecido por uma usina a partir da queima do carvão durante 24 horas. Na cidade, há conexão de internet e televisão por satélite, no entanto, é comum os celulares congelarem após serem levados para fora de casa.

No solo da região, nenhum vegetal consegue crescer, por conta das características do clima. Por este fato, a dieta dos habitantes é basicamente formada por carne e derivados de animais. As frutas e os legumes vêm de outras localidades, porém são muito caros.

Na cidade há apenas uma loja que vende produtos básicos para a população. A maioria das casas não possui geladeiras, já que, por conta do frio intenso, é possível usar as varandas para manter a comida congelada.

continua depois da publicidade

Em Oymyakon, os carros precisam ficar em garagens aquecidas para evitar que os motores se tornem blocos de gelo, impedindo o funcionamento do veículo. Já os aviões têm dificuldade para pousar no inverno, por isso, boa parte das mercadorias e mantimentos chegam apenas pela estrada federal Kolyma.

A cidade mais próxima localiza-se a 929 km do distrito. Além de Oymyakon, existem outras cinco cidades na região. Juntas, elas totalizam 5 mil habitantes.

Na cidade mais fria do mundo, as crianças não podem brincar na rua quando a temperatura atinge um nível abaixo dos -60 °C. Quando está perto dos -50 °C, elas podem sair de casa para brincar, mas somente por 20 minutos.

continua depois da publicidade

A região onde está localizada Oymyakon é rica em ouro e antimônio, um metal raro, por isso a maioria dos moradores trabalha com mineração. Além dessa atividade, há também a criação de renas, gado e cavalos, bem como caça e pesca no gelo.

Originalmente, na década de 1930, Oymyakon funcionava apenas como uma parada para pastores de renas, que aproveitavam as águas termais do manancial que dá nome à região. Mas, com o objetivo de acabar com o nomadismo, o governo da União Soviética forçou os pastores a se estabelecerem de forma definitiva no local, formando então a cidade tal como é hoje.