Tudo Bahia
Portal de Notícias

Vulcão mais antigo do mundo fica localizado no Brasil

Ele tem 1,9 bilhão de anos e foi descoberto em 2002 por geólogos da Universidade de São Paulo. Confira mais detalhes.

O vulcão mais antigo do mundo se chama Amazonas, tem 1,9 bilhão de anos e, para a surpresa de muitos, ele está localizado no Brasil. Sim, ao contrário do que sabíamos até então, existe vulcão em solo brasileiro. Mas não há com o que se preocupar, visto que o vulcão está inativo. O que antes era uma região perigosa, hoje está coberta por imensas áreas verdes.

O vulcão foi descoberto, em 2002, por geólogos da Universidade de São Paulo (USP) que pesquisavam mineralizações, ou concentrações anômalas de ouro no Amazonas, mais precisamente entre os rios Tapajós e Jamanxim.

Sabia-se da existência do produto do vulcanismo no lugar, mas ninguém havia encontrado até então uma estrutura vulcânica preservada. Fazendo estudos na área desde 1998, os geólogos já conseguiram encontrar dois vulcões, localizados nas bordas de grandes estruturas que estão sendo interpretadas como caldeirões vulcânicos. Acredita-se que haja vários no local, mas todos eles já deixaram de ser ativos há muito tempo.

Mas as estruturas vulcânicas encontrada na região do Amazonas parecem não ser as únicas existentes no Brasil. Isso porque, outra formação vulcânica está sendo avaliada por especialistas brasileiros. Essa fica no Rio de Janeiro, na cidade de Nova Iguaçu.

Embora haja muitas evidências, como a exemplo da rica composição de rocha vulcânica no solo da região, o vulcão chamado Nova Iguaçu ainda está sendo estudado para que a sua existência seja reconhecida de forma científica.

Atualmente, existem cerca de 550 vulcões ativos no mundo, sendo o maior de todos o Mauna Loa, localizado no Havaí. Com aproximadamente 5,2 mil quilômetros quadrados de extensão, ele é altamente monitorado pelo Observatório local. Sua última erupção ocorreu em 11 de março de 1984.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais