Por que Valentine’s Day e Dia dos Namorados possuem datas diferentes?

Você já deve ter visto alguns casais publicando declarações de amor nas redes sociais, mas sabe qual a diferença entre o Dia dos Namorados gringo e o brasileiro?

Se você já entrou em alguma rede social hoje, 14 de fevereiro, possivelmente viu algumas fotos de casais e legendas cheias de declarações de amor e afeto. O Valentine’s Day, ou Dia de São Valentim, é a data escolhida em diversos países do mundo para comemorar o Dia dos Namorados, mas você sabe o porquê?

continua depois da publicidade

Existem histórias a respeito de pelo menos três São Valentins no mundo, mas o homenageado do dia é, na verdade, um padre romano do século 3. Naquela época, o imperador proibia casamentos de tempos em tempos para poder recrutar os homens solteiros para o exército de Roma.

Entra aí a contribuição do padre Valentim, que realizava casamentos às escondidas. Infelizmente, suas benfeitorias foram descobertas e Valentim acabou sendo condenado e preso na casa do prefeito de Roma. O resultado? O padre acabou convertendo a família do prefeito e, segundo relatos, curou a visão de uma jovem cega, filha do político.

continua depois da publicidade

Mais uma vez, as atitudes de Valentim foram reprovadas pelo imperador, que o condenou à morte, que aconteceu no dia 14 de fevereiro.

Mas e o Dia dos Namorados brasileiro?

Aí a coisa muda um pouco. Primeiro, é preciso saber que o Dia dos Namorados no Brasil é celebrado no dia 12 de junho devido à proximidade da data com o dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro, que é dia 13 de junho.

Foi em 1948, quando o publicitário João Dória, pai do atual governador de São Paulo, precisou fazer uma boa campanha comercial, que o Dia dos Namorados foi instituído no Brasil. A ideia era fugir das datas mais convencionais, como Dia das Mães e Carnaval, mas falar sobre o amor romântico. E pronto: o Dia dos Namorados foi criado.

continua depois da publicidade

E aí, você já sabia dessa história? Você comemora o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro ou no dia 12 de junho? O que importa mesmo é sempre deixar seu amor declarado e à flor da pele.