Saiba como fazer licenciamento digital do seu veículo

Procurando estar em dia com o licenciamento do seu veículo? Veja como fazer isso de maneira digital.

O licenciamento do veículo é fundamental para que ele esteja apto a ser conduzido, isso significa que ele está em conformidade com as regras. É importante frisar que o processo fiscalizatório do licenciamento deveria observar se o veículo não excede na emissão de gás carbônico, se ele está em condições de trafegabilidade, mas pouco ou de maneira alguma, se observa esses detalhes. Desde 31 de dezembro de 2019 foi publicada a Deliberação 180 que permite a impressão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV digital).

continua depois da publicidade

Vale ressaltar que o veículo que estiver com o licenciamento vencido poderá receber multa de R$ 293,47 além de o condutor ter a punição de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por isso, é importante manter o licenciamento de seu veículo em dia para evitar esse desconforto. O valor do licenciamento e as datas variam de um estado para outro, sendo assim, é importante ficar atento aos trâmites em seu estado.

Como fazer licenciamento digital

O primeiro passo para fazer o seu licenciamento de forma digital é baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), em versões para Android e iOS. Para entrar é necessário ter uma conta gov.br ou fazer o cadastro criando sua conta. Na sequência, na tela inicial do aplicativo, é só ir na opção “Veículos” e em seguida em “Toque aqui para adicionar um CRLV”.

continua depois da publicidade

O próximo passo é informar o número do seu Renavam e o código de segurança que está disponível no Certificado de Registro de Veículo (CRV), também conhecido como DUT. Assim, você terá sua versão digital do licenciamento.

Baixar e imprimir

No aplicativo que você baixou vá novamente na opção “Veículos” e selecione o seu veículo desejado, caso tenha mais de um cadastrado. No canto inferior da tela clique nas três bolinhas e em seguida na opção “Exportar” e faça o download. Na sequência é só imprimir.