Fluência: 7 dicas para melhorar o seu inglês no dia a dia

Melhorar seus níveis de compreensão, leitura, escuta e fala em outro idioma é possível com algumas técnicas simples.

Se você está estudando inglês, mas ainda sente que falta alguma coisinha até se tornar fluente no idioma, não se desespere. Existem algumas dicas que facilitarão a forma como você assimila as questões relacionadas à nova língua e que vão acelerar seu processo de fluência. Confira:

continua depois da publicidade

Veja séries e filmes em inglês

Essa dica é batida, mas funciona mesmo. Se você já tem intimidade com a língua, experimente assistir séries e filmes com a legenda e áudio em inglês, pois isso ajuda a assimilar questões relacionadas às pronúncias.

Escute músicas e acompanhe as letras

Não é à toa que todo professor de inglês trabalha com músicas de tempos em tempos. O bacana é escolher músicas que você goste e que sejam fáceis de ouvir, para que você acompanhe com a letra e treine.

continua depois da publicidade

Gosta de jogos?

Pode ser desde aquele joguinho básico de celular até os games mais complexos, tanto faz. O importante é encontrar um jogo que você goste e deixar as configurações de idiomas em inglês, pois isso dá uma grande ajuda em termos de vocabulário. Se for um jogo online, interaja com outros participantes.

Fale mais

É normal ter uma certa vergonha de falar em inglês, mas lembre-se de que todas as pessoas passam por estágios de aprendizagem e que, quando isso está relacionado a um novo idioma, é normal ter escorregões na pronúncia, esquecer algumas palavras e confundir tempos verbais, por exemplo. Mesmo sem confiança total, fale em inglês sempre que possível.

Configure seu celular e computador

Se você deixar as configurações do seu celular e computador em inglês, vai acabar assimilando bem mais rápido os vocabulários relacionados à internet, às redes sociais e aos comandos dos seus dispositivos.

continua depois da publicidade

Se puder, faça intercâmbio

A melhor maneira de aprender um novo idioma é a imersão dentro de cultura diferente de outro país. Se puder, faça um intercâmbio e, uma vez que estiver lá fora, tente manter contato com pessoas que também falam inglês.

Tenha um caderno de anotações

É óbvio que você terá dúvidas durante o processo de aprendizagem. Não tem problema! O ideal é anotar pontos importantes dos seus estudos em um caderno de anotações e revisá-lo sempre que possível.

Viu só como dá para treinar sua fluência no inglês de outras formas? Não desanime e mantenha o foco nos estudos.

continua depois da publicidade